Mais dois casos de racismo foram relatados em partidas de futebol nos últimos dois dias em Minas Gerais. As situações aconteceram nos duelos entre Mamoré e Araxá, em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, e entre Novo Esporte e Boston City, em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, ambos pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, e que corresponde à terceira divisão do Estadual.
O primeiro, no último domingo (4), foi direcionado a um jogador da equipe do Araxá, que aos seis minutos do primeiro tempo, acionou o árbitro para informá-lo sobre ataques vindos da arquibancada onde estava a torcida do Mamoré.
O atleta afirmou ter sido chamado de "macaco" por um torcedor, que foi identificado e retirado do estádio pela Polícia Militar. O caso foi relatado na súmula do confronto e um boletim de ocorrência foi lavrado.
O segundo caso ocorreu nessa segunda-feira (6), dessa vez direcionado ao árbitro do confronto entre Novo Esporte e Boston City. Na súmula, o juiz descreveu ataques sofridos por ele no fim do duelo, que terminou em 2 a 1 para o time ipatinguense.
As ofensas aconteceram ainda nas dependências do campo, quando a equipe de arbitragem se encaminhava para a área dos vestiários. O árbitro afirmou que as injúrias raciais partiram da torcida do Novo Esporte Clube Ipatinga, que diziam frases como "semente de bucha, semente de melancia". O autor dos ataques foi identificado e autuado. Um boletim de ocorrência também foi lavrado.
A Polícia Militar afirmou que o suspeito, no caso do Ipatingão, foi conduzido até a Delegacia e recebeu voz de prisão, Outras providências ficam a cargo da Polícia Judiciária.
A Federação Mineira de Futebol (FMF), responsável pela organização da competição, afirmou que ambas as situações foram registradas e serão encaminhadas ao TJD-MG para que a Procuradoria do tribunal tome as medidas cabíveis contra os atletas e clubes.
Leia Mais: