MATEMÁTICA DO FICO

Athletic precisa ‘copiar’ resultados da Ferroviária e secar Amazonas para não ser rebaixado

Esquadrão de Aço terá duelos com o líder Coritiba e o lanterna Paysandu

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/11/2025 às 14:51.
Athletic faz as contas para permanecer na série B do Brasileirão (Reprodução / Instagram Athletic)
Athletic faz as contas para permanecer na série B do Brasileirão (Reprodução / Instagram Athletic)

Com o fim da 36ª rodada da série B, o Athletic vai para os dois últimos jogos da competição precisando “copiar” os resultados da Ferroviária, ou vencer um dos dois jogos e a Locomotiva perder um duelo para escapar do rebaixamento à série C. Se vier tropeços, terá também que torcer para que o Amazonas empate pelo menos um jogo.

Em 16ª lugar com 40 pontos - mesma pontuação da Locomotiva, a 17ª - o Esquadrão de Aço está à frente do time paulista no número de vitórias (11 contra 8), um dos critérios de desempate do torneio. Já o Amazonas está com 35 pontos, na 18º colocação - podendo chegar aos 41 pontos se vencer os dois jogos finais.

Enquanto o time mineiro terá o líder Coritiba e o lanterna, e já rebaixado, Paysandu, a Locomotiva enfrentará o vice-líder Athletico-PR e o Operário - que tem chances remotas de queda. Com relação ao Amazonas, o time jogará contra os mesmos adversários do Athletic, apenas invertendo as ordens (Paysandu primeiro e Coxa no desfecho). 

E será justamente o Amazonas o responsável por abrir a 37ª rodada. O duelo contra o Papão será na sexta-feira (14), às 20h, no Curuzu. Assim, a primeira missão do Athletic é secar o adversário para tirá-lo do páreo. 

Caso aconteça o tropeço, o Esquadrão entrará no Couto Pereira, no sábado (15), às 16h, tendo apenas a Ferroviária como concorrente. Se vencer o Coxa, o Athletic poderá se livrar da degola no domingo (16), caso o Athletico-PR derrote a Locomotiva, na Fonte Luminosa. 

Botafogo-SP também pode virar alvo na última rodada

O Botafogo-SP ultrapassou o Athletic no final da 36ª rodada, chegando a 41 pontos. Porém, poderá voltar ao cenário da degola, caso ocorra um tropeço diante do Criciúma, no domingo (16), no Heriberto Hülse. Se for derrotado e o Esquadrão ao menos empatar com o Coxa, as equipes igualarão na pontuação, mas o time de São João del-Rei ficaria à frente no número de vitórias (11 contra 10).  Na última rodada, a Pantera receberá o Avaí, em casa. 

Os jogos do encerramento da série B para todas as equipes está previamente agendada para o dia 23 de novembro, um domingo, às 16h30. Data e horário poderão ser alterados caso haja definições das situações das equipes na 37ª rodada. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por