Na estreia do Equador pela Copa América, diante da Seleção Brasileira, um zagueiro saiu de campo com o prêmio de melhor jogador da partida. O dono do troféu individual, Arturo Mina, foi responsável direto pelo 0 a 0 em Los Angeles. A performance do zagueiro de 25 anos colocará Frickson Erazo como reserva da Seleção Equatoriana. A irônia é que o defensor de 25 anos está prestes a virar companheiro de equipe de Erazo tanto na Seleção quanto no clube.

 

O Atlético, farejando um zagueiro no mercado, encaminhou a contratação de Mina, que deve ser o terceiro equatoriano no elenco mineiro, em uma operação financeira na casa dos 2,5 milhões de dólares. Em contato com a reportagem, o jogador confirmou que existe a possibilidade de defender o Galo: "Ainda não (assinei com o Atlético), mas no transcorrer desta semana creio que se pode dar (concretizar) a negociação", disse Mina.

 

Um dos responsáveis pela vinda de Mina ao Galo é o empresário André Cury, que atua como intermediário da negociação. Cury foi peça-chave para a chegada de Erazo ao Galo, após não conseguir achar um denominador comum no Grêmio, onde 'El Elegante' foi emprestado pelo Flamengo. O alvinegro irá adquirir 70% dos direitos econômicos de Arturo Mina. "Estamos conversando", disse o gerente de futebol do Independiente del Valle, Santiago Morales, ao Hoje em Dia.

 

O defensor e o Atlético se aproximaram de um acerto e ele deve se juntar ao 'El Elegante' e Juan Cazares (também da Seleção, opção de banco). Mina estava na mira do Flamengo, outro clube brasileiro desesperado por um zagueiro, e que deve acertar o empréstimo do argentino Tobio, devolvido pelo Boca Juniors ao Palmeiras.

 

O destaque do Independiente Del Valle, semifinalista da Libertadores de 2016, despertou a atenção da diretoria do Galo ainda na fase de grupos. O zagueiro demonstrou um jogo rígido e seguro diante do ataque atleticano, tanto na derrota de 1 a 0 no Independência, quanto na vitória de 3 a 2 em Salgoqui.

Arturo Mina, conhecido como 'El Gladiador', será o segundo jogador negociado pelo Independiente Del Valle para o Atlético. Cazares também deixou a equipe do Equador para se juntar aos comandados de Diego Aguirre no começo do ano. Juanito pertencia ao IDV e estava emprestado ao Banfield, da Argentina. Com quase 1,90m, Mina chegará para qualificar a zaga do Atlético, que passa por problemas com as ausências de Leonardo Silva e Erazo. Atualmente, Gabriel e Tiago formam a retaguarda atleticana.

 

 

Naldo na pauta

A vinda de Arturo Mina deve minimizar a procura do Atlético por um zagueiro, uma vez que o jovem Jesiel, revelado na base, retornará nesta quarta-feira ao clube de origem, após empréstimo ao Bragantino. Fato é que Mina era o topo da lista de zagueiros do Atlético que era composta por nomes como Alex, do Milan e, mais recentemente, Naldo, ex-Cruzeiro e vendido ao Sporting-POR. 

Edinaldo Gomes Pereira, 27 anos, passou pelo Grêmio antes de ser vendido para a Europa e, negociado para o futebol português em 2015, perdeu espaço no vice-campeão lusitano com a chegada do uruguaio Sebastián Coates. O Sporting tem interesse em negociar Naldo por cerca de 2 milhões de euros e, em último caso, acertar uma transferência de empréstimo. Sobre Alex, de saída do Milan, o empresário Giuliano Bertolucci afirmou à reportagem que o Galo não será o destino do experiente zagueiro. Um dos entraves é o salário. Alex recebe cerca de 1 milhão de reais, sendo que aceitaria abaixar as pretensões salariais para 600 mil, longe do que a diretoria alvinegra estaria capacitada a desembolsar.

Reforços no ataque?

O técnico Marcelo Oliveira, ainda sem vencer pelo Atlético no Campeonato Brasileiro, segue em cima da diretoria atleticana para a vinda de reforços. A zaga não é o único setor pretendido no mercado, pelo Galo. No sistema ofensivo, há a procura por um meia-atacante e um reserva para o atacante Lucas Pratto. Em referência à primeira função, o armador Rafinha (32 anos), que trabalhou com Marcelo no Coritiba e foi negociado com o Al Shabab, da Arábia Saudita, em 2013 e chegou a ser oferecido pela diretoria alvinegra, que avalia a contratação.

Atualizada às 12h21*