Atlético Nacional pede que Conmebol declare Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
29/11/2016 às 14:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:52

Finalista da Copa Sul-Americana, o Atlético Nacional de Medellín solicitou oficialmente à Conmebol que declare a Chapecoense como campeã do torneio em 2016. O atual campeão da Copa Libertadores seria o adversário do time catarinense na final, cuja partida de ida estava marcada para esta quarta-feira (30), mas a delegação brasileira foi dizimada em um trágico acidente aéreo na chegada à Colômbia.

A entidade ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Uma das possibilidades analisadas é "dividir" o título entre os dois clubes e garantir a classificação automática da Chape para a Copa Libertadores de 2017. Outra consequência seria a vaga do time brasileiro na decisão da Recopa Sul-Americana, contra este mesmo Atlético Nacional, a ser disputada no ano que vem.

Leia a nota na íntegra:

"

A dor oprime redondamente nossos corações e invade de luto o nosso pensamento. Estas têm sido momentos lamentáveis nas quais estamos consternados com uma notícia que nunca queríamos ter escutado. O acidente de nossos irmãos do futebol da Chapecoense nos marcará para a vida e já deixará uma marca indelével no futebol da América Latina e mundial. Tudo isto era completamente inesperado, por isso a dor. Todos eles se tratavam, jogadores, treinadores, jornalistas e tripulação, de pessoas com muitos sonhos, por isso o pranto. O lamento mundial foi também estendido a toda a família Verdolaga, que desde seus patrocinadores, seu conselho, equipa técnica, jogadores, parte administrativa e torcedores expressaram tristeza e desolação. A solidariedade foi imediata e, de nossa parte, acompanhamos de forma completa o sofrimento de todos os irmãos que nos deixaram, e que junto de seus familiares, compartilhavam conosco a grande ilusão de serem campeões continentais da Copa Sul-Americana. Depois de estar muito preocupado com o lado humano, pensamos sobre o aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado, no qual o Atletico Nacional solicita à Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapecoense de Futebol, como louro honorário a sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que enluta o nosso esporte. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense Campeã da Copa Sul-Americana de 2016".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por