Atlético x Cruzeiro: mudanças, 'novas' caras e extremos no clássico deste domingo

Henrique André
02/08/2019 às 17:30.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:50
 (Bruno Cantini / Atletico)

(Bruno Cantini / Atletico)

Na última vez que Atlético e Cruzeiro se enfrentaram, na vitória alvinegra por 2 a 0, em 17 de julho, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o cenário para os rivais era bastante diferente do de agora. Se naquela ocasião os celestes se classificaram, neste domingo (4), 18 dias depois, pela 13ª rodada do Brasileiro, o reencontro aponta o Galo em alta e a Raposa em baixa. 

No lado atleticano, eliminado pelo time celeste no torneio mata-mata e mandante do clássico do fim de semana, o técnico Rodrigo Santana enfrenta problemas mas, ao mesmo tempo, encontra soluções dentro do elenco.

No gol, o prata da casa Cleiton ganha sequência e parece ter agarrado a chance de substituir o titular Victor, que se recupera de uma tendinite no joelho esquerdo. Na meiuca, Jair ganhou espaço entre os titulares e se tornou o “xodó da Massa” pelas exibições. Luan, antigo dono do posto, passou a figurar entre os reservas após sequência de más atuações.

Já o meia Vinicius, acionado após a conjuntivite de Cazares, ganhou espaço no time e, com dois gols sobre o Botafogo, pela Copa Sul-Americana, garantiu presença no clássico. O equatoriano volta, mas no lugar de Otero ou Chará.

Contudo, o maior problema de Santana está no ataque. Ricardo Oliveira e Alerrandro seguem no jejum que dura desde a parada da Copa América.

Raposa abatida

Campeão mineiro sobre o Atlético, o Cruzeiro vive dias de perdas, dentro e fora das quatro linhas. Após as graves denúncias feitas sobre irregularidades no clube, outra pancada forte foi a eliminação para o River Plate, da Argentina, na Copa Libertadores.

De olho no clássico e tentando melhorar a situação no Brasileirão – a Raposa iniciou a rodada na 16ª posição, e o Galo, na quarta –, o time de Mano Menezes perdeu importante peça; Lucas Romero, titular absoluto, acertou com o Independiente, da Argentina. 

Porém, não é só de problemas que vive o atual bicampeão da Copa do Brasil. Vivo na competição, na qual encara o Inter nas semifinais, o Cruzeiro aposta na grande fase do sistema defensivo para voltar a brilhar. Fábio, Dedé, Léo e Orejuela, os protagonistas, vivem excelente momento e formam um paredão contra o ataque rival.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por