A contratação de Juanito Cazares ainda rende obstáculos para o Atlético. No imbróglio que envolveu ameaças por parte do Banfield, o Galo conseguiu apresentar o jogador como novo reforço. Entretanto, ainda não pôde registrá-lo no BID da CBF. Por outro lado, para conseguir a papelada, o clube mineiro já entrou com um pedido junto à Fifa.

O Galo precisa ter em mãos o Certificado de Transferências Internacionais emitido pela Fifa, através do TMS (Transfer Matching System). Documento este que comprova que Cazares está em plena condições de sair do Independiente del Valle e defender o clube mineiro em competições oficiais.  O clube alvinegro alega que o Banfield perdeu o direito de ter Cazares em definitivo, algo contestado pelo clube alviverde. A discussão influencia diretamente na obtenção dos documentos do jovem atleta.

"Esses assuntos de clubes de outros países, a escala inicial de registro é Fifa. Muitas vezes esses procedimentos não são feitos por uma ação (judicial). São procedimentos burocráticos. Quando tem um vínculo e um contrato federativo e a entidade que deveria emitr o documento não o faz, existe um orgão na Fifa que chama Compliance (Audit and Compliance Committee / Comitê de Auditoria e Cumprimento) que resolve essas questões rapidamentes", informou o diretor jurídico do Galo, Lásaro Cândido, ao Hoje em Dia.

"(O pedido) Já foi feito. Já foi encaminhado. A questão burocrática, imagino, será rapidamente resolvida. Não dá para fixar tempo, porque depende de um sistema burocrático. Os clubes comunicam diretamente, há um sistema online de comunicação direta (com a Fifa)", completou Lásaro.

REGISTRO PROVISÓRIO
De acordo com o artigo 49 do Regulamento Nacional de Registros e Transferências de Atletas de Futebol, há a possibilidade de Juanito Cazares ser registrado pelo Galo de forma provisória.

Após o pedido do CTI pela CBF ou pela Associação Nacional respectiva, passados quinze (15) dias, caso não ocorra o recebimento do CTI, o atleta será registrado provisoriamente no clube requerente, desde que a solicitação atenda às exigências do regulamento e estatuto de transferência do Jogador da Fifa.

Juan Cazares foi oficializado como contratação do Atlético no dia 4 de janeiro. Entretanto, não necessariamente a CBF solicitou o CTI nesta data.