Em bom momento técnico, Galo "sofre" com troca de patrocinador

Gláucio Castro - Hoje em Dia
26/01/2013 às 15:08.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:12
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

O Atlético começou a temporada 2013 em estado de graça. E motivos não faltam. Vice-campeão brasileiro, de volta à Copa Libertadores depois de 13 anos e mantendo Ronaldinho Gaúcho. Mas a troca de fornecedor de material esportivo no final de 2012 – Topper por Lupo – vem impedindo o clube de capitalizar este bom momento.

Em vez de lojas lotadas de consumidores em busca da nova camisa, o que se vê nos últimos dias é a queima do uniforme do ano passado, com descontos que chegam a até 70%. A blusa de R49, por exemplo, que chegou a custar R$ 219, vale agora R$ 99. A de treino caiu de R$ 149 para R$ 49.

Neste sábado (26), o Galo completa 20 dias de pré-temporada e todos os trabalhos no CT de Vespasiano continuam sendo feitos com o velho uniforme. Quem agradece é a Topper, que vestiu o time nos três últimos anos. O contrato com eles se encerrou no dia 31 de dezembro, mas a fornecedora segue ganhando os holofotes.

Com Ronaldinho Gaúcho convocado novamente pela Seleção Brasileira e o pentacampeão Gilberto Silva apresentado, a Topper teve gratuitamente o nome estampado na mídia sem pagar por isso.

O diretor comercial da Lupo, Valquírio Cabral Júnior, garante que a empresa, que pagará ao Atlético R$ 25 milhões por dois anos de contrato, incluindo o fornecimento de material esportivo, não está tendo qualquer prejuízo. “A vigência do nosso contrato começa em fevereiro e no clássico do dia 3, contra o Cruzeiro, o time jogará de uniforme novo. Fechamos com o Atlético no dia 20 de dezembro e em seguida os funcionários entraram em férias coletivas. Normalmente, o prazo para a entrega do material é de 90 dias”, justifica o executivo.

Em Minas, a Lupo também fornece uniformes para o América, mas o Atlético é o carro-chefe da marca no Brasil. Além dos mineiros, São Caetano e Guarani, entre outros, assinaram com a marca.

ESCOLHA

Na semana passada, diretores da Lupo estiveram na sede do clube, em Lourdes, para apresentar seis opções de camisa ao presidente Alexandre Kalil. O mandatário escolheu uma e fez algumas recomendações que estão sendo trabalhadas pela empresa.

Apesar de os jogadores já entrarem em campo na semana que vem vestidos com as novas camisas, os torcedores terão que aguardar mais um pouco. As novas peças só devem chegar às lojas em março.

“É difícil de mensurar este prejuízo, mas o certo é que o clube e a nova fornecedora estão deixando de ganhar, ainda mais com o Atlético de volta a Libertadores depois de tanto tempo”, avalia o consultor de marketing esportivo, Amir Somoggi.

Camisa especial pela Libertadores

A Lupo prepara uma surpresa para a Massa. Junto com o novo uniforme, a fornecedora de material esportivo vai lançar uma série limitada de apenas quatro mil camisas alusivas à Copa Libertadores. Todas virão com o número 13 nas costas e terão um registro sequencial, que vai do um ao 4 mil, além de um selo dourado.

Cada peça vai custar R$ 250 e virá embalada em uma caixa de presente especial para colecionadores. Mas é bom os torcedores ficarem atentos, pois a venda do material comemorativo será apenas pela internet. A previsão de lançamento é junto com o novo uniforme, no início de março.

A camisa 2013 oficial do Atlético também já tem preço. Vai custar R$ 199, inclusive a de Ronaldinho Gaúcho, que valia R$ 30 a mais com a Topper.

R10 de volta

Diferentemente do ano passado, quando entrava em campo com o número 49 nas costas, em 2013 o craque voltará a usar a camisa 10, recuperando a marca R10.

“Isso para a gente não interfere em nada. O Ronaldinho por si só é um grande apelo de marketing”, projeta o diretor comercial da Lupo, Valquírio Cabral Júnior.

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