Atual campeão mineiro, o Atlético tem a Libertadores como prioridade no primeiro semestre. Não que isso impeça o clube de brigar pelo bi do estadual. Para tanto, a competição surge como a chance de ouro para os jogadores reservas do Galo.

“O Atlético tem que ganhar tudo, isso é o ideal, por sua camisa, clube grande e com tantos jogadores bons. Tem que tentar ganhar o Campeonato Mineiro. Talvez, em algum momento, tenhamos que priorizar um jogo ou uma decisão. O Atlético tem que pensar grande, então vamos buscar o título do Campeonato Mineiro”, diz o técnico Diego Aguirre.

Com um time inicial bem estruturado, a equipe planeja disputar o Mineiro com um time alternativo para a maioria dos jogos da primeira fase. Aguirre, que também foi campeão estadual pelo Inter, em 2015, evidencia a fome de troféus, mas sabe que utilizar forças alternativas será mais do que necessário – não que isto seja problema para o uruguaio, que pinçou na base do Internacional quatro jogadores, sendo Valdívia e Rodrigo Dourado atuais titulares do Colorado.

"Cinco competições. Isso parece muito, mas temos um grande elenco e jogadores jovens que vão ter oportunidades. Alguns jovens vão aparecer. Temos jogadores para ganhar. Temos prioridade em algumas competições, mas vamos conforme as coisas aconteçam. Precisamos fazer uma boa Libertadores, um bom Campeonato Brasileiro e tentar ganhar o Campeonato Mineiro”, afirma.

Além da Libertadores, o Mineiro divide as atenções do Atlético com a Primeira Liga, já iniciada na quarta-feira (27). Calendário apertado, mas nada que limite a ambição. “A gente já está nessa batida há muitos anos e está se preparando para isso, para saber tudo aquilo que temos, contando com todos, sem ninguém se machucar, o que sabemos que é difícil. Vamos aproveitar ao máximo e tentar ser campeão de tudo”, pontua o capitão Leonardo Silva.

Marcas

Se conquistar a edição 2016 do Mineiro, o Atlético chegará ao 44º título estadual. Neste quesito, o Internacional volta à pauta. Os colorados já somam 44 troféus do Gauchão e, se o Galo empatar a marca, se transforma no maior campeão estadual dentre os 12 grandes clubes do país, e entra no top de maiores campeões estaduais do Brasil. Este seleto ranking tem: ABC-RN (52 títulos), Bahia (46), Paysandu (45), Rio Branco-AC (45) e o próprio Inter.

Guia Campeonato Mineiro