Região Centro-Sul

Atleta mineiro denuncia racismo durante jogo de basquete em BH

Ato teria ocorrido durante o jogo na noite de quarta-feira (6), pela 8ª rodada do NBB

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
07/12/2023 às 09:36.
Atualizado em 07/12/2023 às 11:56
 (Reprodução Redes Sociais)

(Reprodução Redes Sociais)

O jogador de basquete Matheus Santos Neves, de 23 anos, denunciou ter sofrido injúria racial de um jogador do Minas Storm, equipe de basquete do Minas Tênis Clube, durante o jogo na noite de quarta-feira (6), na Arena da rua da Bahia, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A vítima registrou um boletim de ocorrência acusando o atleta do time rival de tê-lo chamado de "negro de merda".

Nas redes sociais, Matheus parabenizou, de forma irônica, o Minas Tênis Clube e cobrou ações da liga. Buiú, como é apelidado, é nascido em Belo Horizonte, mas joga na equipe do Cerrado Basquete, de Brasília/DF. Os times disputavam a 8ª rodada do primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB).


(Reprodução Redes Sociais)

(Reprodução Redes Sociais)

Por meio de nota oficial, o Minas Tênis Clube informou que não tolera e repudia todo e qualquer tipo de preconceito. O Clube está apurando os fatos e disse estar à disposição para contribuir com as investigações. Veja abaixo:

"Em relação à denúncia de racismo durante o jogo entre Minas e Cerrado, realizado nesta quarta-feira (6/12), na Arena UniBH, pelo Novo Basquete Brasil - NBB CAIXA, o Minas informa que não tolera e repudia todo e qualquer tipo de preconceito.

O Clube está apurando os fatos e se coloca à disposição para contribuir com as investigações. Reitera ainda que, como referência no cenário esportivo e na formação de atletas e cidadãos, sempre se pauta em valores e princípios do esporte e da educação, com cidadania e respeito."

O NBB também se pronunciou sobre o caso, dizendo que, ao tomar conhecimento do caso, imediatamente colocou em prática as ações do protocolo antirracista da liga. Informou ainda que encaminhará a denúncia do atleta para os meios competentes de julgamento na esfera esportiva.

A reportagem do Hoje em Dia procurou o atleta acusado e aguarda retorno. 

O jogo

No duelo, o Minas foi derrotado pelo placar de 68 a 67. A equipe mineira lidera a liga e ainda não havia sido derrotada. Mateus Buiu fez 18 pontos, sendo o terceiro maior pontuador da partida.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por