Tristeza

Atletas, amigos, parentes, entidades e autoridades lamentam a morte da campeã olímpica Walewska

Cássia André
csilva@hojeemdia.com.br
22/09/2023 às 12:05.
Atualizado em 22/09/2023 às 12:14
 (Reprodução/Redes sociais)

(Reprodução/Redes sociais)

A hastag #Walewska ocupa o primeiro lugar no Twitter nesta sexta-feira (22). A ex-atleta de vôlei Walewska Moreira de Oliveira morreu nesta madrugada, aos 43 anos. Nas redes sociais, atletas, amigos, parentes, entidades e autoridades prestam homenagens à esportista, considerada um dos maiores pilares da sua geração no vôlei brasileiro.

Sheilla Castro, ex-jogadora de vôlei, falou sobre a amiga e companheira de quadra. “Walzinha, difícil acreditar que não escutaremos mais suas gargalhadas. Que não veremos mais vc chegar impecável, linda e elegante em qualquer lugar. Ontem quando começaram os boatos te mandei mensagem, “Walzinha, tá aí?” Queria que vc desmentisse tudo que estavam dizendo. Como sou grata de ter te conhecido, de ter jogado com vc e de ter realizado um grande sonho ao seu lado. Descanse em paz Wal”.

Nessa madrugada, a seleção feminina foi vencida pela Turquia por 3 sets a 0, no Pré-Olímpico de Tóquio, no Japão. Após a partida, o técnico José Roberto Guimarães também lamentou a morte. “É um momento muito difícil, de muita tristeza. A Walewska foi um exemplo de dedicação, comprometimento, ela tinha tudo de bom que uma atleta pode ter. Ela sempre se cuidou muito, ajudou seus times, desde muito nova. Ficamos sem chão”.

Para a central da seleção de vôlei, Thaísa Daher, foi impossível conter a tristeza durante a partida contra a Turquia. “Está doendo muito. Sabíamos que tínhamos que disputar esse jogo, nos juntamos e deixamos para chorar depois da partida. Foi difícil conter as lágrimas na nossa oração de pré-jogo. Agora vamos sentir esse luto. Quando cheguei na seleção a Wal era uma das mais experientes. Aprendi muito com a postura dela. A Wal foi um espelho pela educação, o charme e a resiliência. Ela representou o Brasil lindamente. O esporte perde um grande ícone, uma representante de muito amor pelo voleibol", disse.

“A Wal foi um exemplo de coragem, de resiliência, uma mulher forte. Ela fez parte de uma geração que me fez querer ser jogadora de vôlei. Estivemos com ela há pouco tempo em Barueri e, mais uma vez, ela deixou uma mensagem de incentivo muito forte. Queremos continuar esse legado que ela deixou para nós”, falou a ponteira Gabi.

Bernardinho, ex-técnico da Seleção também falou sobre Walewska, considerada um exemplo. "Sem palavras para descrever a tristeza com a partida da querida Wal. Conheci menina e a vi se tornar uma mulher incrível, uma jovem aspirante que se tornou uma supercampeã. Amiga das amigas, líder, uma energia enorme, um sorriso cativante e um abraço acolhedor. Descanse em paz, querida Walewska".

O governador Romeu Zema (Novo) deixou uma mensagem nas redes sociais. “Manifesto meu pesar pelo falecimento da medalhista olímpica Walewska Oliveira. Mineira, de Belo Horizonte, com trajetória exemplar no vôlei. Capitã da seleção brasileira, contribuiu em conquistas e pra impulsionar o esporte. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos”.

Carreira
Walewska Oliveira teve uma longa carreira na Seleção Brasileira de Vôlei Feminino. Conquistou a medalha de ouro nas Olímpiadas de Pequim em 2008 e o bronze em Sidney, em 2000. Atualmente, dava palestras e recentemente lançou um podcast, além de um livro contando a trajetória.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por