
A janela de transferências internacionais foi agitada para os clubes mineiros. Mesmo com duração curta em relação ao período de negociações no início do ano, a abertura para contratações do exterior, iniciada em 20 de junho, se encerrou com elencos reformulados para os técnicos Marcelo Oliveira, Paulo Bento e Enderson Moreira. Ao todo, são 11 caras novas desembarcando em Minas.
Atlético
O Galo começou reforçando a defesa, uma das mais vazadas do Brasileirão. O primeiro a chegar foi o lateral Fábio Santos, que estava no México. Ele vai estrear contra o Palmeiras, neste domingo (24), substituindo Douglas Santos, convocado para a Seleção Olímpica.
Depois, veio Ronaldo. Ele impressionou o técnico Marcelo Oliveira na Libertadores, quando enfrentou o Palmeiras, e virou reserva imediato. O zagueiro, inclusive, já estreou como titular, no lugar do suspenso Erazo, contra o Coritiba.
Nas últimas horas da janela, o Atlético ainda surpreendeu. Em busca de um meia para suprir a ausência do lesionado Cazares, o clube não conseguiu trazer Felipe Gedoz (Brugge-BEL), mas acertou com o venezuelano Rómulo Otero.
O “Escorpião” precisa ter o contrato regularizado para poder estrear. Para tanto, ainda irá providenciar o visto de trabalho, uma vez que a Venezuela, mesmo integrando o Mercosul, não está inserida no “acordo de residência” do bloco.
Cruzeiro
Precisando escapar da zona de rebaixamento no Brasileirão, a Raposa foi mais ativa na janela. No ataque, Rafael Sóbis e Ramón Ábila foram contratados a peso de ouro. Ambos já estrearam como titulares, e o argentino desencantou diante do Vitória, pela Copa do Brasil.
O sistema defensivo também ganhou novas peças. O lateral Edimar chegou e logo tirou a titularidade de Bryan. Contratado no início da Série A, após o título mineiro, o ex-americano não se firmou na posição.
Por último, o volante Denilson deixou os Emirados Árabes Unidos e chegou por empréstimo até dezembro. Ele foi registrado ontem na CBF e será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (22). O atleta revelado pelo São Paulo chega com o status de titular, podendo ocupar a vaga de Romero, convocado pela Argentina para a Olimpíada.
Vale ressaltar que o clube trouxe ainda o meia Rafinha (ex-Al Shabab), mas o negócio não dependeu da janela internacional, pois ele estava sem contrato.
América
No Coelho, a situação era ainda mais dramática. Desesperado com a lanterna do Brasileirão, o clube também contratou cinco reforços vindos do exterior. Assim como o cruzeirense Rafinha, porém, o atacante Michael já estava livre do vínculo com o Estoril-POR.
Entre os demais quatro reforços, por enquanto, apenas o atacante Danilo Dias e o meia Diego Lopes estão regularizados e à disposição do novo técnico Enderson Moreira. O treinador assumiu o comando da equipe nesta quinta-feira (21) com a difícil missão de reconstruir o time alviverde.
Confira a origem dos reforços:
Atlético
Fábio Santos (lateral-esquerdo) - Cruz Azul-MEX
Ronaldo Conceição (zagueiro) - River Plate-URU
Rómulo Otero (meia) - Huachipato-CHI
Cruzeiro
Rafael Sóbis (atacante) - Tigres-MEX
Ramón Ábila (atacante) - Huracán-ARG
Edimar (lateral-esquerdo) - Rio Ave-POR
Denilson (volante) - Al Wahda-UAE
América
Danilo Dias (atacante) - União Ilha da Madeira-POR
Cardoso (zagueiro) - Tractor Club-IRN
Eisner Loboa (meia) - Monarcas Morélia-MEX
Diego Lopes (meia) - Kayserispor-TUR