O Athletic publicou na manhã desta segunda-feira (20), uma nota de repúdio em relação à conduta da equipe de arbitragem no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro que aconteceu no último sábado (18), no Independência, no lance envolvendo o goleiro Everson e o lateral Nathan, do Esquadrão
Aos 27 minutos, o arqueiro, ao cortar um recuo de bola, acertou a mão no rosto do lateral do Athletic na grande área. O VAR chamou Felipe para ver a imagem, porém, o árbitro analisou como lance normal e mandou a partida seguir.
De acordo com o texto publicado nas redes sociais do clube, o juiz tomou uma “decisão equivocada”, interrompendo “o sonho de uma cidade”. Ainda na nota, a manifestação apenas nesta segunda ocorreu “após uma criteriosa análise do lance, inclusive com o amparo de diversos especialistas em arbitragem”.
O Clube ainda escreveu que essa não é a primeira vez que sai prejudicado em duelo contra o Atlético. Em 2022, pela sétima rodada do estadual, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli marcou um pênalti a favor do time da capital, que foi convertido por Hulk, garantindo a vitória do Galo na partida.
Na época, a comissão de arbitragem da FMF entendeu que a marcação foi equivocada e afastou Paulo por tempo indeterminado.
Diante das falhas, o Athletic entendeu ser necessário “defender seus direitos e cobrar providências da Federação Mineira de Futebol”. Por isso, enviará à entidade um ofício exigindo medidas firmes para que os clubes do interior tenham seu trabalho respeitado.
Confira a nota na integra:
NOTA OFICIAL
O Athletic Club vem a público manifestar seu repúdio em relação à conduta da equipe de arbitragem no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Uma decisão equivocada do árbitro interrompeu o sonho de uma cidade.
Em lance ocorrido aos 27 minutos do segundo tempo, ao sair da meta para dar um chutão na bola, o goleiro da equipe adversária acertou um tapa no rosto do nosso lateral Nathan, dentro da grande área.
O movimento do atleta adversário é antinatural, caracterizando a infração dentro da área. O árbitro da partida foi acionado pela equipe do VAR, sugerindo a marcação do pênalti, mas equivocadamente interpretou como lance normal.
Essa manifestação oficial só ocorre após uma criteriosa análise do lance, inclusive com o amparo de diversos especialistas em arbitragem. Todos os analistas consultados foram unânimes em destacar que o atleta do Esquadrão de Aço sofreu falta dentro da área do adversário.
Além disso, diversos comentaristas de rádio e TV também destacaram que o Athletic Club foi prejudicado com a decisão.
A decisão equivocada do árbitro da partida representa muito mais que um simples erro, ela coloca fim em uma participação histórica da nossa equipe no campeonato estadual, interrompendo o sonho de uma cidade e de centenas de trabalhadores que se dedicam diariamente para o sucesso deste clube.
Lamentavelmente, essa não é a primeira vez que o Athletic Club é prejudicado diante do mesmo adversário. No Campeonato Mineiro de 2022, um pênalti inexistente foi assinalado para a equipe de Belo Horizonte.
Diante dessa sucessão de falhas o Athletic entendeu ser necessário defender seus direitos e cobrar providências da Federação Mineira de Futebol. Por isso, enviará à entidade um ofício exigindo medidas firmes para que os clubes do interior tenham seu trabalho respeitado. Para finalizar este documento fica uma reflexão: e se fosse ao contrário?
Leia mais