ATLÉTICO

Arana é convocado para Seleção Brasileira pela quinta vez; relembre trajetória do atleta na equipe

Letícia Lopes
@leticialopesou
11/05/2022 às 15:21.
Atualizado em 11/05/2022 às 15:41
 ((Foto: Ricardo Nogueira/CBF))

((Foto: Ricardo Nogueira/CBF))

O lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético, foi convocado, nesta quinta-feira (11), para compor a Seleção Brasileira na penúltima Data Fifa antes da Copa do Mundo. Esta é a quinta vez que o técnico Tite escolhe o atleta, que desfalcará o Galo em, pelo menos, dois jogos do Brasileiro.

A primeira convocação de Arana para a Seleção principal aconteceu em novembro de 2020. Pela 4ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, ele foi relacionado na partida contra o Uruguai.

A segunda foi em agosto de 2021, para jogos contra Chile, em Santiago, diante da Argentina, na Neo Química Arena e contra o Peru, na Arena Pernambuco.

Porém, a grande estreia do atleta com a amarelinha na equipe principal foi no dia 7 de outubro, contra a Venezuela, pela 11° rodada das Eliminatórias, quando o Brasil saiu vencedor por 3 a 1. 

Em campo, Arana não decepcionou e teve uma boa atuação, a ponto de “arrancar” elogios de Tite: “Ele estreou hoje na Seleção e jogou muito. Não é jogar no Corinthians e no Atlético-MG, grandeza das duas equipes, claro que sim, mas tu vem com uma dimensão muito grande, com um grau de expectativa. Arana foi pro jogo natural, isso é importante, e esses jogos vão nos dando essas condições de colocar esses jovens atletas para jogar e ver suas próprias reações no transcurso do jogo”, disse o treinador.

Depois, o que poderia ter sido a quarta convocação, não aconteceu. Mesmo com o reconhecimento de torcedores e da comissão técnica, o lateral-esquerdo não foi convocado para enfrentar o Equador e o Paraguai, em fevereiro deste ano.

O motivo, no entanto, não tinha a ver com a qualidade do atleta. Na data da convocação, dia 13 de janeiro, o Atlético havia acabado de retomar os treinos e iniciar a pré temporada, e Tite explicou: “o Arana poderia estar sim, mas em função de ter jogado muito e não ter tido trabalhos mais específicos, ficou alijado de concorrência maior”.

A quarta oportunidade do atleta foi em março deste ano, contra Chile e Bolívia, também pelas Eliminatórias, e ele entrou em ambas partidas. Diante do primeiro, foi titular durante todo o jogo. 

Nesta quinta vez, também muito comemorada pelo lateral-esquerdo em suas redes sociais, ele disputará posição com Alex Telles, que defende o Manchester United, e Alex Sandro, do Juventus. 

Arana desfalcará o Atlético em, no mínimo, duas rodadas do Brasileirão. Os amistosos da Seleção acontecerão nos dias 2 e 6 de junho, nas cidades de Seul e Tóquio, respectivamente. Entre estas datas, o Galo enfrentará as equipes do Palmeiras e Fluminense. A Seleção faria um amistoso com a Argentina no dia 11 de junho que foi cancelado. A CBF busca um novo adversário para esta data. 

No dia 30 de maio, o Alvinegro também tem compromisso com o Avaí. Nesta data, os jogadores convocados por Tite já deverão ter se apresentado à Seleção, e, dessa forma, Arana ficará fora mais uma vez. 

Boa relação com Tite

A confiança do técnico brasileiro, no entanto, não é de hoje. Em 2015, quando ele voltou a comandar o time do Corinthians, solicitou a volta de Arana ao Timão. Na época, ele estava emprestado ao Athletico-PR. Com Tite na equipe paulista, Arana entrou em 33 duelos e marcou dois gols. 

Apoio do Galo

Mesmo diante da falta de um de seus jogadores mais importantes, o Atlético, mais uma vez, parabenizou e comemorou a convocação do lateral. Nas redes sociais, o clube escreveu: “o lateral-esquerdo foi novamente convocado por Tite para a Seleção Brasileira. A Canarinho fará amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 2 e 6 de junho, respectivamente. Bora buscar essa vaga para disputar a Copa do Mundo, meu lateral”. 

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
 
Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea)
 
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Manchester United), Guilherme Arana (Atlético-MG);
 
Meio-Campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Danilo (Palmeiras) Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Lyon), Philippe Coutinho (Aston Villa);
 
Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (Paris Saint-Germain), Raphinha (Leeds United), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Júnior (Real Madrid).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por