
Um dos grandes divisores de águas da rede hidrográfica da América do Sul, a Cordilheira dos Andes também influenciará o curso do Atlético na Libertadores de 2016. Jogando aos pés das montanhas, o Galo terá a chance de deixar bem encaminhada a classificação às oitavas de final, caso vença o Colo-Colo nesta quinta-feira (10) às 21h45, no estádio Monumental, em Santiago.
Mais do que isso, uma vitória no duelo entre os dois principais favoritos da chave manteria os 100% de aproveitamento dos mineiros, mas com cinco pontos de folga e caminho aberto para tentar terminar a fase de grupos entre os mais bem classificados, garantindo assim a vantagem de decidir os confrontos de volta do mata-mata na condição de mandante.
"Todo mundo está mobilizado, cada um dando seu melhor para arrancar três pontos lá. Vai ser muito bom para, no jogo da volta, com o caldeirão lotado novamente (Independência), a gente buscar essa classificação tão importante”, afirmou o meia-atacante Luan antes do embarque no Aeroporto de Confins. O elenco viajou nessa terça (8) com 20 jogadores, entre eles Robinho, que estreará fora de casa na competição.
Galo escaldado
Por outro lado, uma derrota diante do atual campeão chileno tiraria o Atlético da liderança do Grupo 5. E a lição já foi aprendida. Na edição do ano passado, o Galo estreou com derrota por 2 a 0 para o próprio Cacique, fora de casa, e passou sufoco até a última rodada. Conseguiu a vaga apenas aos 35 minutos da etapa final, ao devolver o placar da ida com um golaço de Rafael Carioca no Horto.
A classificação como segundo colocado, no entanto, tirou o time mineiro da zona de conforto. A eliminação veio logo nas oitavas de final, diante do Internacional, com derrota por 3 a 1 no Beira-Rio.
Boas lembranças
O oposto aconteceu na campanha vitoriosa de 2013 – o Galo garantiu vaga com duas rodadas de antecedência e ainda se classificou como melhor primeiro colocado – e também na Copa do Brasil do ano seguinte. O fator casa nos confrontos de volta tornou-se fundamental na conquista dos dois títulos inéditos.