A derrota por 4 a 2 diante do São Paulo custou ao Atlético a sobrevivência na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, a combinação de resultados da rodada garantiu ao time mineiro a classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2016.
Com o tropeço, o Galo estacionou nos 65 pontos. Porém, beneficiada pelo empate em 0 a 0 entre Santos e Flamengo, a equipe do técnico Levir Culpi não poderá mais ser ultrapassada na tabela pelo Peixe (55), nem pelo próprio Tricolor Paulista (56).
Como restam apenas três rodadas para o fim do campeonato, o São Paulo poderia até empatar com o Atlético no número de pontos, mas continuaria atrás no critério das vitórias (19 triunfos, contra 20 dos mineiros).
Após o jogo no Morumbi, Levir lamentou o adeus precoce à disputa pela taça, mas comemorou a classificação direta. "Com o jogo de hoje, garantimos o terceiro lugar. Então é isso. É mais uma conquista. Não deixa de ser uma conquista entrar direto na Libertadores", amenizou o treinador atleticano.
Agora, o Atlético tem apenas mais um objetivo no Brasileirão: garantir o segundo lugar, pois a premiação para o vice-líder supera em R$ 2 milhões o pagamento para o terceiro colocado. A posição ainda está em disputa, uma vez que o Grêmio aparece apenas três pontos atrás do Galo.
"A gente vai continuar lutando, ainda faltam três jogos importantes para conquistar as vitórias", ressaltou o meia Dátolo. "Não podemos, nem devemos (abaixar a cabeça). Restam três jogos para acabar o campeonato, e o nosso objetivo é terminar na segunda colocação. Até em termos de prestígio, pelo que fizemos na competição, é o que precisamos fazer", completou o goleiro Victor.