
A estreia do Atlético na Copa do Brasil deste ano acontecerá nesta quarta-feira (20), contra o Brasiliense-DF, às 19h, no Mineirão, pela terceira fase da Copa do Brasil. O atual campeão encontrará o “algoz” do que foi um de seus maiores vexames na competição nacional, quando foi eliminado pela equipe do Distrito Federal, após perder por 3 a 0 no jogo de ida e 2 a 1 no duelo de volta, nas semifinais de 2002. No retrospecto geral, o Galo também fica atrás.
Na história do confronto entre as equipes, foram sete jogos, sendo três vitórias atleticanas e quatro derrotas. Além dos dois jogos da Copa do Brasil de 2002, houve um encontro na competição de 2005, quando o Galo teve a chance da revanche e eliminou o Jacaré na segunda fase, com um placar de 3 a 1.
Depois, pelo Brasileirão de 2005, o Brasiliense-DF venceu no primeiro turno por 1 a 0, enquanto o Galo levou a melhor no returno, ao vencer por 2 a 1. Em 2006, pela Série B, as equipes se reencontraram com uma vitória para cada lado, ambos os placares de 1 a 0.
A partida de volta da terceira fase deste ano foi definida pela CBF para 22 de maio, às 19h. O estádio ainda não foi decidido.
Contexto atual
Atualmente, os times vivem contextos bastante distintos em suas histórias. Campeão em 2014 e 2021, o Galo chegará para defender o título.
O time também chega embalado pela vitória em cima do Athletico-PR, nesse domingo (17), por 1 a 0, fora de casa, pela Série A do Brasileirão. Nesta temporada, o Galo já conquistou dois títulos: Supercopa do Brasil e Campeonato Mineiro.
O Brasiliense disputa a Série D do Brasileiro e, no último domingo, venceu o Anápolis por 2 a 0. A equipe foi campeã do Estadual deste ano, somando 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.
Leia mais: