O Atlético não saiu do 0 a 0 com o Corinthians na noite deste sábado (24), na Arena MRV, pela décima rodada do Brasileirão. A melhor chance do Galo para sair com a vitória aconteceu no primeiro tempo, com Rony, da marca do pênalti. O atacante bateu forte e rasteiro, porém, foi interceptado pelo goleiro Hugo Sousa, que milagrosamente conseguiu fazer a defesa.
Nos acréscimos, o Galo teve Rubens expulso com o cartão vermelho direto após entrada forte em Breno Bidon. Porém, o VAR chamou o árbitro para analisar o lance. Ao ver a imagem, Rafael Rodrigo Klein voltou atrás na decisão e aplicou o amarelo ao defensor do Atlético.
Ainda na etapa inicial, o Timão pediu a expulsão de Lyanco após duas faltas cometidas pelo defensor. Na primeira, uma entrada forte em Matheus Bidu resultou o amarelo ao zagueiro, em lance que os visitantes pediam o vermelho direto, o que não foi atendido pelo árbitro. Pouco tempo depois, Lyanco teria cometido uma falta no meio-campo, que na visão do Corinthians, era passiva de amarelo. Dessa vez, o juiz não entendeu como infração e mandou o jogo seguir.
Com o resultado, as equipes seguem no meio da tabela da série A, com 14 pontos, em 10 jogos realizados. Agora, o Galo muda a chave e mira a vaga direta às oitavas de final da Sul-Americana.
Na quinta-feira (29), às 21h30, o alvinegro receberá o Cienciano na Arena MRV precisando de uma vitória simples para fechar a fase de Grupos na liderança. Em caso de empate, o Galo terá que disputar os playoffs das oitavas. Se for derrotado pelo placar mínimo, o Galo só ficará fora dos playoffs se o Caracas golear o Iquique por sete ou mais gols.
O jogo
Sem muita inspiração, o duelo ficou marcado por 20 minutos pela forte marcação das equipes e os erros de passes nas conclusões das jogadas. A diferença ficava pela posse de bola, com o Corinthians ficando à frente. No Galo, o lance que mais chamou à atenção foi uma entrada forte de Lyanco, aos 26, no meio-campo, em Matheus Bidu.
Do banco de reservas, os jogadores do Timão pediam para que o árbitro Rafael Rodrigo Klein fosse ao VAR para mudar a cor da tarja e expulsar o zagueiro atleticano. Porém, o juiz manteve a decisão e mandou a jogada seguir.
A melhor chance da partida veio aos 33 com Talles Magno recebendo em profundidade de Martínez e saindo cara a cara com Everson. Ao finalizar a jogada, o atacante do Timão isolou por cima do gol. Na jogada seguinte, os visitantes voltaram a pedir o vermelho para Lyanco.
Dessa vez, o zagueiro do Galo, ao perder a posse de bola no meio-campo, teria puxado a camisa de Hernández, cometendo assim uma falta passiva de amarelo, o que seria o segundo dele. O árbitro não viu a infração do defensor e novamente mandou o confronto seguir.
A grande chance do Galo só veio aos 41 com Hulk, da grande área, aproveitando vacilo entre Bidu e Hugo Souza. A bola sobrou nos pés do super-herói alvinegro que, ajeitou, e soltou a bomba, mas sem direção.
Quatro minutos depois, o Corinthians voltou a ter a chance de abrir o placar com Hernández desviando cruzamento, de cabeça, e a bola saindo raspando a trave esquerda de Everson. Na sequência da jogada o Atlético respondeu com Rony. Livre na marca do pênalti ele bateu rasteiro e milagrosamente o arqueiro Hugo Souza conseguiu fazer a defesa, na última grande chance da primeira etapa.
Diferente de como terminou o primeiro tempo, os times pouco fizeram nos primeiros dez minutos. Com isso, Cuca promoveu as primeiras alterações no Galo, colocando Igor Gomes e Júnior Santos nos lugares de Bernard e Rony, respectivamente.
Aos 23, o Galo teve outra boa chance de marcar após outra trapalhada da defesa alvinegra ao tentar cortar um cruzamento rasteiro de Natanael para a pequena área, porém, o goleiro Hugo Souza conseguiu fazer a defesa e acabar com o perigo. O lance incendiou o jogo e a torcida do Galo. Em campo, o time passou a pressionar o Timão, mas seguia pecando no arremate final.
Aos 37, Cuca promoveu a entrada do atacante João Marcelo na vaga do lateral-direito Natanael. Aos 42, o Galo só não abriu o placar com Scarpa, de falta, graças a bela defesa de Hugo Souza. Na última grande chance do jogo. No último minuto de jogo, Rubens, por entrada forte em Breno Bidon, foi expulso de campo. Após analisar as imagens, a pedido do VAR, o árbitro voltou atrás na decisão e aplicou o amarelo ao defensor do Galo.
Ficha Técnica
Atlético 0x0 Corinthians
Atlético
Everson; Natanael (João Marcelo), Lyanco, Júnior Alonso e Rubens; Patrick, Alan Franco, Scarpa e Bernard (Igor Gomes); Rony (Júnior Santos) e Hulk Técnico: Cuca
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho (Félix Torres), João Pedro, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Ryan, José Martínez (Charles), André Carrillo (Breno Bidon); Talles Magno( Ángel Romero), Héctor Hernández (Yuri Alberto).Técnico: Dorival Júnior
Motivo: 10ª rodada do Brasileirão
Data: 24 de maio de 2025 (sábado)
Local: Arena MRV-, Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau
VAR: Daniel Nobre Bins
Cartões amarelos: Lyanco, Cuca (Atlético); Cacá, João Pedro, Ryan (Corinthians)
Leia mais