JEJUM

Atlético iguala sequência negativa alcançada pela última vez em ano do rebaixamento

Alecsander Heinrick
@alecshms
Publicado em 09/09/2022 às 07:00.
Cuca ainda não venceu como mandante no seu retorno ao Atlético (Pedro Souza/Atlético)

Cuca ainda não venceu como mandante no seu retorno ao Atlético (Pedro Souza/Atlético)

O Atlético apenas empatou em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino na tarde de quarta-feira, no Mineirão, e chegou a seis jogos consecutivos sem vitórias como mandante. O alvinegro não atingia essa marca negativa desde 2005, ano em que foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. 

Nos seis jogos sem vitória em casa, são cinco pelo Brasileirão, sendo dois empates (São Paulo e Bragantino) e três derrotas (Corinthians, Athletico-PR e Goiás), além do empate com o Palmeiras, em jogo válido pela Libertadores. A última vitória atleticana como mandante aconteceu em 28 de junho, quando venceu o Emelec por 1 a 0, em jogo válido pela volta das oitavas da Libertadores. No Brasileirão, o último triunfo aconteceu em 25 de junho, contra o Fortaleza, em uma virada no último lance de jogo, que terminou em 3 a 2. 

Depois do empate contra o Bragantino, a torcida atleticana não perdoou e vaiou o time na saída de campo, além de xingamentos e gritos de “vergonha, time sem vergonha”.

A sequência negativa de seis jogos sem vencer como mandante aconteceu pela última vez em 2005, ano do rebaixamento atleticano. Na ocasião, o Atlético empatou com o Internacional e emendou uma sequência de derrotas para Paraná, Cruzeiro, Palmeiras, Fortaleza e Goiás. O alvinegro voltou a vencer em casa apenas na 40ª rodada, contra o Coritiba, mas já era tarde demais, e o rebaixamento foi confirmado no jogo seguinte.

O Galo agora terá dez dias de trabalho pela frente até encarar o Avaí, no dia 17. O alvinegro volta a jogar em casa apenas no dia 28, contra o líder Palmeiras. Na sequência, faz outra partida em casa, contra o Fluminense. Ou seja, duas oportunidades para acabar com esse jejum.

Diferença para 2021

Em 2021, o Atlético foi campeão sendo o melhor mandante do Brasileirão, com 91% de aproveitamento. O Alvinegro foi derrotado na primeira rodada, para o Fortaleza, e depois não perdeu mais, somando 17 vitórias e um empate. Foram 51 pontos conquistados, a segunda maior marca alcançada desde que o Brasileirão passou a ter 20 clubes (2006), ficando um ponto atrás do Flamengo de 2019.

Em 2022, o Galo é apenas o 13° melhor mandante. São cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Ou seja, nas 13 partidas como mandante, o alvinegro conseguiu apenas 19 dos 39 pontos disputados, tendo apenas 48,7% de aproveitamento.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por