Atlético não pode mais falhar na briga pelo primeiro tri do século

Alexandre Simões - Hoje em Dia
18/02/2014 às 08:49.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:05
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

O Atlético carrega em 2014 a chance de fazer história no Campeonato Mineiro, pois pode ser o primeiro tricampeão da competição neste século. Além disso, o clube não vence o Estadual em três anos consecutivos desde 1980, numa série que só terminou em 1983, quando foi conquistado o único hexa da era Mineirão.

Mas para ter a chance de brigar pelo título, o Galo vai precisar marcar pelo menos 13 pontos nos 18 que ainda vai disputar na primeira fase do torneio.

Pela qualidade do time de Paulo Autuori, isso não chega a ser um problema. Mas a ideia inicial do treinador era poupar os titulares no Campeonato Mineiro, por causa da Copa Libertadores. Mas ele pode ser obrigado a abandonar essa tática para não ver a classificação às semifinais em risco.

Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol (www.mat.ufmg.br/futebol), mantido pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a marca da passagem à próxima fase está nos 18 pontos.

“Há um risco, embora pequeno, de o Atlético não estar nas semifinais. Os dois jogos seguidos que o time faz contra URT (amanhã, em Patos de Minas) e América (domingo, no Independência) são fundamentais. Tropeçar numa das duas partidas deixa a situação complicada”, afirma o professor Gilcione Nonato da Costa.

O que acontece este ano, segundo ele, é que temos cinco equipes fortes na competição, o que eleva a pontuação para se alcançar as semifinais.

“Além de Atlético e Cruzeiro, temos Boa Esporte, Caldense e Tombense muito bem. Isso eleva o nível técnico e faz com que o número de pontos para se alcançar as semifinais aumente. Ano passado, quando o interior estava mais fraco, com 16 pontos um time se classificaria”, afirma o professor.

A situação do América é a mesma do Atlético. E o clássico de domingo será decisivo para o Coelho, que em caso de derrota estará praticamente fora da briga por uma vaga na próxima fase.

Além das semifinais, outra briga na parte de cima da tabela é pelo primeiro lugar, que dá ao clube o direito de fazer o jogo de volta sempre em casa, na fase decisiva. E o Boa está na frente na disputa, com o Cruzeiro aparecendo como seu maior concorrente.

O confronto entre as duas equipes, no próximo sábado, às 18h30, no Melão, em Varginha, será decisivo. Quem vencer dará um passo importante para terminar a primeira fase em primeiro lugar.

O início ruim de competição do Atlético aumenta as chances de que o maior clássico de Minas seja disputado nas semifinais, situação que já aconteceu em 2005 e 2006.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por