
O Atlético corre risco de ficar fora da Sul-Americana na próxima temporada e assim, repetir um feito que não acontece desde 2011, ano que terminou na 15ª posição do Brasileirão após sofrer a histórica goleada por 6 a 1 para o Cruzeiro. Com o resultado, o Galo terminou na 15ª posição da tabela, posição “morta” da série A, e não disputou um torneio continental em 2012.
Naquele ano, caso tivesse empatado o clássico com o rival garantiria a 14ª posição - que foi ocupada pelo Bahia - no critério de desempates. Enquanto o Atlético terminaria com 46 pontos e 13 vitórias, o Tricolor de Aço teria a mesma pontuação, porém, com 11 triunfos.
Se o resultado fosse uma vitória sobre o Cruzeiro, além de rebaixar a equipe celeste, o Atlético poderia ter fechado a competição na 12ª colocação, à frente do Grêmio. Neste caso, o que definiria a posição com o Tricolor Gaúcho seria o saldo de gols.
Nesta temporada, o Atlético chega para o último jogo com os mesmos 45 pontos daquele ano, mas com apenas 11 vitórias. O time de Sampaoli enfrentará o Vasco - que somou a mesma pontuação do Galo, mas com 13 vitórias. Enquanto o cruzmaltino ocupa a 12ª colocação, o Galo está na 13ª.
Para ficar fora da Sul-Americana, o Galo teria que perder para o Vasco, o Fortaleza vencer o Botafogo, e o Santos pelo menos empatar com o Cruzeiro na Vila Belmiro. Assim, repetiria o feito de 2011, terminando o Brasileirão na 15ª posição.
Temporada 2012 e sequências continentais
Sem Libertadores ou Sul-Americana, restou ao Galo em 2012 as disputas do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, e Brasileirão. No estadual, o time conquistou o título ao vencer o América na decisão. Na Copa do Brasil, o Galo parou nas oitavas de final ao ser eliminado pelo Goiás. Já no Brasileirão, o alvinegro foi vice-campeão, com 72 pontos, ficando atrás apenas do Fluminense - que faturou o troféu com 77 pontos conquistados.
Em 2013, o Atlético voltou a competir na Libertadores e entrou para a história com a conquista da América. De lá para cá, foram nove anos na Liberta e três na Sul-Americana, sendo a última participação neste ano, com o vice-campeonato, após ser derrotado pelo Lanús.
Leia mais