Atlético sofre, mas Bernard garante classificação com gol nos acréscimos contra o Bolívar
Meia-atacante marcou aos 46 minutos do segundo tempo na Arena MRV, definindo a vitória por 1 a 0 e a vaga do Galo nas semifinais da Sul-Americana

O Atlético venceu o Bolívar-BOL por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (24/9), na Arena MRV, garantindo vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. O gol decisivo foi marcado por Bernard aos 46 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Gustavo Scarpa.
O confronto foi marcado por dificuldades ofensivas do Atlético, que encontrou problemas para superar a marcação do Bolívar durante grande parte da partida. A equipe abusou de passes laterais e lançamentos longos, sem conseguir criar chances claras nos primeiros 45 minutos.
A primeira oportunidade surgiu aos 16 minutos, quando Hulk acionou Igor Gomes, que cruzou para Hulk finalizar sem sucesso. Pouco depois, o volante Alexsander deixou o campo com dores, e Bernard entrou em seu lugar, com Igor Gomes recuando para o meio-campo.
Durante o primeiro tempo, os torcedores demonstraram insatisfação com a falta de criatividade do time, que não conseguiu infiltrar pela defesa adversária. As principais ações terminaram em passes imprecisos ou interceptados pelo Bolívar.
No segundo tempo, o Atlético manteve a posse de bola, mas sem conseguir transformar o domínio em oportunidades claras de gol. Aos 7 minutos, Hulk acionou Bernard, que teve finalização cortada pela defesa. Scarpa tentou em seguida, com chute próximo ao ângulo, e Arana também levou perigo em arremate rasteiro de fora da área.
Aos 17 minutos, Jorge Sampaoli promoveu a entrada de Rony no lugar de Reinier. Entre os 28 e 30 minutos, Fausto Vera, Caio e Biel substituíram Ivan Román, Arana e Hulk, respectivamente. O Bolívar chegou a ter períodos prolongados de posse de bola, mas sem conseguir ameaçar efetivamente a meta de Everson.
O árbitro Facundo Tello assinalou penalidade a favor do Atlético aos 28 minutos, após falta em Biel, mas o VAR revisou a ação e determinou cobrança de falta fora da área, convertida por Scarpa por cima do gol.
Nos minutos finais, o Atlético intensificou as investidas. Aos 46 minutos, Scarpa cruzou da direita para Bernard cabecear para as redes, definindo o gol que garantiu a classificação. A vitória levou o Galo às semifinais, onde enfrentará o vencedor de Once Caldas-COL e Independiente del Valle-EQU.
O Atlético volta a campo no sábado (27/9), às 21h, contra o Mirassol, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV. O Bolívar joga no domingo (28/9), às 16h, contra o GV San José, pela 23ª rodada do Campeonato Boliviano, no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro.
Atlético 1 x 0 Bolívar
Atlético: Everson; Lyanco, Ivan Román (Fausto Vera), Vitor Hugo e Guilherme Arana (Caio); Alexsander (Bernard), Alan Franco, Igor Gomes e Gustavo Scarpa; Reinier (Rony) e Hulk (Biel) Técnico: Jorge Sampaoli
Bolívar: Carlos Lampe; Jesús Sagredo, Miguel Torrén, Santiago Echeverría e José Sagredo; Ervin Vaca, Leonel Justiniano, Robson Matheus e Daniel Cataño (Dorny Romero); Damián Batallini (Patrício Rodríguez) e Martín Cauteruccio Técnico: Flavio Robatto
- Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana
- Data: 24/9/2025
- Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
- Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Gabriel Chade (Argentina)
- VAR: Germán Delfino (Argentina)
- Gols: Bernard (Atlético, aos 46min do 2°T)
- Cartões amarelos: Igor Gomes, Fausto Vera, Biel, Bernard (Atlético); Daniel Cataño, Miguel Torrén (Bolívar)
- Público: 34.102
- Renda bruta: R$ 1.451.028,85
Leia mais