Atlético sofre virada para o Iquique e perde liderança do Grupo H na Copa Sul-Americana
Time mineiro é derrotado por 3 a 2 pelo Deportes Iquique, no Chile, e complica situação na competição continental

O Atlético foi superado pelo Deportes Iquique por 3 a 2 na noite desta quinta-feira (8), no Estádio Tierra de Campeones, em Iquique, no Chile, e perdeu a liderança do Grupo H da Copa Sul-Americana. Com a derrota, o clube mineiro permaneceu com cinco pontos e será ultrapassado independentemente do resultado entre Cienciano-PER e Caracas-VEN, que jogam ainda nesta quinta.
A equipe comandada por Cuca saiu na frente logo aos 9 minutos, com gol de Rubens após tabela com Igor Gomes. No entanto, o Atlético voltou a apresentar falhas defensivas, especialmente em lances de cruzamentos, e permitiu a virada chilena. Álvaro Ramos, duas vezes, e Diego Orellana marcaram para os mandantes. Bernard ainda descontou no segundo tempo, mas a reação não foi suficiente.
O jogo
Apesar de ter maior posse de bola e mais chances criadas, o Atlético não conseguiu transformar o volume ofensivo em controle do placar. O time mineiro demonstrou dificuldades de compactação e posicionamento, especialmente após a metade do primeiro tempo, quando cedeu o empate com gol de cabeça de Ramos após falha na marcação.
No início da etapa complementar, o Deportes Iquique aproveitou outro erro defensivo para virar. Aos 7 minutos, Álvaro Ramos desviou finalização de Puch e colocou os chilenos em vantagem. Pouco depois, Orellana cabeceou livre na área e marcou o terceiro gol da equipe da casa. O Atlético respondeu com alterações promovidas por Cuca e aumentou o ritmo ofensivo.
Bernard descontou aos 32 minutos, após tabela com Júnior Santos e finalização precisa. A partir daí, o Atlético passou a pressionar, acumulando atletas no campo de ataque e tentando o empate, mas encontrou dificuldade em superar a defesa chilena nos minutos finais.
Com o revés, o Atlético depende de uma combinação de resultados para tentar voltar à primeira colocação nas rodadas restantes. Apenas o líder de cada grupo avança diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos colocados disputam os playoffs contra os terceiros da Libertadores.
O próximo compromisso do Atlético será no domingo (11), às 17h30, contra o Fluminense, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV. Já o Deportes Iquique enfrenta o Antofagasta no mesmo dia, às 13h30, pela Copa Chile.
Deportes Iquique 3 x 2 Atlético
Deportes Iquique: Leandro Requena; Juan Pablo Gómez, Tiago Ferreyra, Enric Saborit e Marcelo Jorquera (Dilan Rojas); César Fuentes (Diego Fernández), Enzo Hoyos (Edson Puch), Bryan Soto, Álvaro Ramos (Matías Moya) e Misael Dávila; Javier Parraguez (Diego Orellana) Técnico: Fernando Díaz
Atlético: Everson; Saravia (Natanael), Rômulo (João Marcelo), Junior Alonso e Caio; Rubens, Igor Gomes (Fausto Vera), Gustavo Scarpa e Bernard; Palacios (Júnior Santos) e Rony Técnico: Cuca
Motivo: quarta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Data: 8/5/2025
Estádio: Tierra de Campeones, em Iquique
Árbitro: Leandro Rey (Argentina)
Assistentes: Cristian Navarro (Argentina) e Gisela Trucco (Argentina)
VAR: Jorge Baliño (Argentina)
Gols: Rubens (Atlético, aos 9min do 1°T); Álvaro Ramos (Deportes Iquique, aos 33min do 1°T, e aos 7min do 2°T); Diego Orellana (Deportes Iquique, aos 14min do 2°T); Bernard (Atlético, aos 32min do 2°T)
Cartões amarelos: Tiago Ferreyra, Marcelo Jorquera, Diego Fernández, Bryan Soto (Deportes Iquique); Igor Gomes, Rubens (Atlético)
Leia mais