
Em partida válida pela quinta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana, o Atlético venceu o Caracas por 3 a 1 na noite desta quinta-feira (15), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o resultado, o clube mineiro chegou aos oito pontos e encaminhou a classificação para a próxima fase da competição.
O time brasileiro teve domínio na maior parte do confronto e abriu o placar com um gol contra do zagueiro Edet, após jogada de Cuello. O atacante argentino ainda deixou o dele, de cabeça, no início da etapa final. Rony marcou o terceiro, após assistência de Gustavo Scarpa. De Santis, de pênalti, fez o único gol da equipe venezuelana.
Mesmo com a vitória, o Atlético voltou a apresentar dificuldades na hora da finalização. Foram 22 arremates ao longo da partida, com sete grandes chances criadas e três bolas no travessão. O desempenho ofensivo, apesar da produção, esteve novamente abaixo no aproveitamento das oportunidades criadas.
O jogo
A equipe comandada por Cuca começou a partida com algumas mudanças em relação à formação titular. Bernard e Cuello iniciaram pelas pontas, com Hulk e Júnior Santos centralizados. As jogadas ofensivas se concentraram, principalmente, pelo lado direito. A pressão na saída de bola do adversário também foi uma das estratégias utilizadas.
A primeira grande chance foi de Hulk, que acertou o travessão em cobrança de falta. Em seguida, o Caracas respondeu com finalização de Echenique, defendida por Everson. O gol contra de Edet, aos 26 minutos do primeiro tempo, ocorreu no momento em que os venezuelanos ensaiavam maior presença ofensiva.
Na volta do intervalo, Cuca promoveu substituições para aumentar o ritmo da equipe. Logo aos dois minutos, Cuello ampliou de cabeça. O Caracas diminuiu a vantagem aos 13 minutos, em pênalti convertido por De Santis. A partir desse momento, os visitantes passaram a ocupar mais o campo de ataque.
Apesar da queda de intensidade do Atlético, a equipe voltou a balançar as redes aos 29 minutos da etapa final, com Rony. O lance teve início em lançamento de Igor Gomes para Scarpa, que encontrou o atacante livre na área. Com esse gol, o time mineiro assegurou a vitória.
Com o resultado, o Atlético chega a oito pontos no grupo e aguarda o desfecho da rodada para confirmar sua posição na tabela. A próxima partida será pelo Campeonato Brasileiro, no clássico contra o Cruzeiro, no domingo (18), às 20h30, no Mineirão. O Caracas retorna a campo no dia 29 de maio, contra o Deportes Iquique, pela última rodada da fase de grupos.
Atlético 3 x 1 Caracas
Atlético: Everson; Saravia, Lyanco, Junior Alonso (Vitor Hugo) e Caio (Patrick Silva); Fausto Vera (Gustavo Scarpa), Rubens e Bernard (Igor Gomes); Cuello, Júnior Santos e Hulk (Rony) Técnico: Cuca
Caracas: Benítez; Rito, La Mantía, Edet e Yendis; Vegas (Figueroa), Rodríguez (Heráldez) e Covea; Echenique, Chávez (Correa) e De Santis Técnico: Fernando Aristeguieta
Motivo: quinta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Data: 15/5/2025
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: José Burgos (Uruguai)
Assistentes: Martín Soppi (Uruguai) e Andrés Nievas (Uruguai)
VAR: Christian Ferreyra (Uruguai)
Gols: Edet (contra a favor do Atlético, aos 27min do 1ºT), Cuello (Atlético, aos 2min do 2°T), De Santis (Caracas, aos 13min do 2°T), Rony (Atlético, aos 31min do 2°T)
Cartões amarelos: Lyanco, Vitor Hugo (Atlético); Edet, De Santis, Fernando Aristeguieta (Caracas)
Leia mais