O Atlético quebrou um tabu de 13 anos ao vencer o Santos na Vila Belmiro. Um outro tabu menor que o time também quebrou foi de vencer duas partidas seguidas no Brasileirão, algo que não acontecia há três meses. Com isso, o clube vê as chances de classificação para a Libertadores aumentarem consideravelmente.
O Galo não vencia duas seguidas no Brasileirão desde quando bateu o Fortaleza por 3 a 2, no Mineirão, no fim de junho, e o Juventude por 2 a 1, no Alfredo Jaconi, no início de julho. Desde então, haviam sido 13 jogos sem conseguir duas vitórias seguidas, até vencer agora Fluminense e Santos.
As duas vitórias recolocaram o Atlético mais perto do G6. Em 7° lugar com 46 pontos, o alvinegro agora está dois pontos atrás do Athletico, 6° colocado, e três atrás do Flamengo, 5°. Com as duas vitórias e uma “rodada perfeita”, já que ninguém do 2° ao 6° lugar venceu, o Galo viu suas chances de classificação para a Libertadores saltarem de 18% para 44,3%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
O técnico Cuca espera que o time siga evoluindo para voltar ao G6 e, quem sabe, buscar ainda o G4 do Brasileirão, mesmo que já seja provável do G6 dar vaga direta para a Libertadores:
“Lógico que ainda estamos longe dos quatro primeiros, mas nossa realidade hoje é essa. Quem sabe a gente tem mais uma vitória domingo para ter outras aspirações dentro do campeonato. Falta pouco mais de um mês para acabar e a gente pode, e deve, melhorar”.
Em caso de G8, como também é bem provável, a probabilidade atual do Atlético conseguir vaga para, no mínimo, a pré-Libertadores, é de 88%.
Segundo melhor visitante
A vitória contra o Santos também fez o Atlético voltar a ser o segundo melhor visitante do Brasileirão. Com 24 pontos em 15 jogos (53,33%) realizados fora de seus domínios, o Galo só fica atrás do Palmeiras, que está invicto nesse quesito, tendo já somado incríveis 33 pontos.
A campanha atleticana fora de casa é melhor do que a como mandante, já que, em casa, só conquistou 22 pontos. O Atlético terá a chance de fazer a campanha de mandante ser melhor no próximo domingo, quando recebe o Ceará no Mineirão.
Leia mais