Atlético e Palmeiras são, mais uma vez, personagens de jogos decisivos pela Libertadores. Há menos de um ano, o Alvinegro foi eliminado pelo Alviverde de forma invicta, na semifinal da competição. Desta vez, a disputa que deverá acontecer em agosto, será pelas quartas de final.
O confronto ficou definido após o Atlético superar o Emelec, por 2 a 1, no placar agregado, e o Palmeiras golear o Cerro Porteño, por 8 a 0, em dois jogos. A Conmebol já havia definido o chaveamento das quartas de final ainda em maio, por sorteio.
A "coincidência" de Atlético e Palmeiras se encontrarem mais uma vez relembra alguns números e marcas importantes para ambas equipes, e mostra que a disputa vai além da vaga para a semifinal.
O Atlético tem o recorde de maior sequência de invencibilidade na Libertadores, somando 18 jogos sem perder. Este feito aconteceu entre 24 de abril de 2019 e durou até 25 de maio deste ano, quando foi derrotado pelo Tolima, por 2 a 1, ainda na fase de grupos.
Já o Palmeiras, soma 16 jogos sem ser derrotado na competição e, com a vitória sobre o Cerro Porteño, nessa quarta-feira (6), também se tornou o time com maior sequência de vitórias da Libertadores, tendo triunfado nove vezes seguidas.
Se o time paulista não perder para o Galo nos dois duelos das quartas de final, além de eliminar a equipe atleticana, ele iguala o recorde de invencibilidade na competição continental. Na temporada passada, o Palmeiras foi o responsável por tirar o Atlético da Libertadores de forma invicta, já que o regulamento ainda previa vantagem do gol fora de casa.
Conseguir a classificação diante do Palmeiras não será tarefa fácil para o Galo. O time alviverde é o melhor da Libertadores até aqui. A equipe paulista fez a melhor campanha na fase de grupos, tem o melhor ataque, com 33 gols, e a melhor defesa, com apenas três gols sofridos. Rafael Navarro e Rony dividem a artilharia do torneio com Pedro, do Flamengo, todos com sete gols. Ainda assim, Turco Mohamed coloca o Atlético como favorito no duelo.
“Jogando em casa somos favoritos sempre. Contra o Palmeiras teremos que jogar como visitante, mas nós nos consideramos favoritos sempre. O sonho é a Copa Libertadores, por isso nós consideramos sempre favoritos”, disse o técnico atleticano.
No retrospecto geral entre os times, o Verdão sai na frente do Alvinegro. Em 89 duelos, o Galo venceu só 30, empatou vinte e foi derrotado 39 vezes. No entanto, nas dez últimas partidas, o confronto está equilibrado: são seis empates e duas vitórias para cada lado.
Leia mais: