
O ano do Atlético passa longe de ser o que se esperava. Eliminado das Copas e sem chances de título no Brasileirão, o Galo agora foca em se classificar para a Libertadores. Para isso, precisa melhorar o aproveitamento em casa e manter o bom aproveitamento fora. Na próxima rodada, viaja para encarar um desesperado Avaí, que vai tão mal como mandante quanto o alvinegro.
O Atlético somou 40 pontos até aqui no Brasileirão, mais da metade deles (21), fora de casa. Com isso, o alvinegro tem a segunda melhor campanha como visitante da competição, atrás apenas do líder Palmeiras, que somou 27 pontos. Para manter esse aproveitamento, vai a Santa Catarina encarar o Avaí. O clube catarinense é um dos piores mandantes do torneio, fazendo uma campanha tão ruim quanto o Galo nesse quesito.
O Avaí somou apenas 19 pontos em casa no Brasileirão, com cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, mesma campanha do Galo (48.72% de aproveitamento). O Leão da Ilha não vence como mandante há dois meses (quatro jogos). Ao todo, são nove jogos seguidos sem vitórias. Por outro lado, o Atlético, fora de casa, só perdeu um dos últimos oito jogos, o que mostra a força do time como visitante.
Vantagem também histórica
Além da vantagem momentânea de boa campanha fora de casa contra má campanha em casa, o Atlético também leva vantagem historicamente contra o Avaí, nos jogos em Santa Catarina.
Ao todo, são nove partidas entre eles no Sul do país, com três vitórias do Galo, duas do Leão e quatro empates. No entanto, na última vez que se enfrentaram na Ressacada, pelo Brasileirão de 2019, o time da casa levou a melhor, vencendo por 1 a 0. A última vitória atleticana contra o Avaí em solo catarinense ocorreu em 2015, também pelo Brasileiro, em uma goleada por 4 a 1.
Avaí e Atlético se enfrentam às 16h30 do próximo sábado (17), na Ressacada, em Florianópolis. O Galo quer seguir na briga para voltar ao G-6, enquanto o Leão da Ilha quer escapar do Z-4.
Leia mais