
Sábado, 16 de setembro. Atlético recebeu o líder do Campeonato Brasileiro com expectativa de casa lotada. Mas... a Arena MRV não ficou lotada. Para muito torcedor, o preço salgado foi o adversário da noite. Foi esta a reclamação que se viu nas redes sociais durante o fim de semana.
O mais caro - e sem desconto para o sócio-torcedor - foi vendido a R$ 430. Foi o preço mais alto entre todos os jogos da 23ª rodada, tanto para os donos da casa, quanto para os visitantes. Os botafoguenses tiveram que desembolsar R$ 300 para ver o líder do campeonato em ação contra o Galo.
Em comparação com os demais jogos da 23ª rodada, incluindo o clássico entre Vasco e Fluminense, o duelo em BH teve preço aproximadamente três vezes mais elevado. Uma das partidas mais importantes da rodada, o jogo entre Santos e Cruzeiro, na Vila Belmiro - que envolvia a briga direta na parte debaixo da tabela - os santistas pagaram R$140, enquanto foi cobrado o valor de R$ 80 para os cruzeirenses.
Veja os preços dos ingressos praticados na 23ª rodada do Brasileiro:
De acordo com a explicação de Renê Salviano, especialista em marketing esportivo, a precificação de um produto, como por exemplo, uma partida de futebol, é “uma tarefa complexa”, já que leva em conta vários fatores, principalmente a demanda.
“Este modelo depende fundamentalmente que a demanda para uma partida seja maior que a oferta. Em momentos raros de clubes brasileiros pode até aparecer o gatilho de 'escassez' com a oportunidade de venda dos season tickets (carnês para todos os jogos da temporada), onde as regras de preço podem ter a possibilidade de agrupamentos conforme demanda e interesse” de cada partida”, explicou Renê.
O especialista afirmou ser importante ficar atento ao equilíbrio entre o lucro e a satisfação do cliente, no caso, o torcedor.
“O fator maximização do lucro X relacionamento pode ser amenizado com a personalização, diferenciação, ações de comunicação e, principalmente bom senso, para que o preço do ingresso não acabe custando a insatisfação do principal ativo de um clube: seu torcedor”, finalizou.
O que diz o Galo
Em resposta ao Hoje em Dia, o Atlético informou que a precificação é definida pela diretoria de acordo com pontos que vão de encontro com os apresentados por Renê Salviano. No caso envolvendo o Botafogo, fatores variáveis como clima, dia da semana, horário, dia do mês, situação no campeonato, setor do estádio e performance recente do time são preponderantes para a determinação do calor dos ingressos.
Durante o período de venda, os responsáveis pela operação dos jogos ficam atentos também para, caso precise, alterar a rota do processo, visando o torcedor. Neste mesmo duelo, com uma carga aproximada de cinco mil bilhetes "parados" no site, o clube optou por abrir a venda de bilhetes adicionais aos sócios, com o mesmo desconto que cada plano oferecia.
Contra o Cuiabá, próximo duelo no Galo na Arena MRV (no próximo sábado, dia 23, ás 21h) os valores foram reduzidos. O ingresso mais caro sai pelo valor de R$ 320 (inteira no setor Brahma Leste - portões 7, 8 e 10). O ingresso para o visitante também está mais barato: R$ 200 - contra os R$ 300 cobrados dos botafoguenses.