O Atlético passou a depender de resultados externos para seguir com chances de disputar a próxima edição da Copa Libertadores após a derrota para o Lanús na final da Copa Sul-Americana. Sem possibilidade de classificação direta, o clube depende da abertura do G-8 no Campeonato Brasileiro, o que só ocorrerá se o campeão da Copa do Brasil estiver dentro das primeiras posições da tabela.
Com o empate por 1 a 1 diante do Flamengo, na terça-feira (25), pela 36ª rodada, o Atlético chegou a 45 pontos e ocupa o 12º lugar. A equipe não alcança mais o Fluminense, sétimo colocado com 55 pontos e responsável por fechar o atual grupo de classificados.
A ampliação da zona para G-8 depende do desempenho de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil. Os dois clubes ocupam posições dentro da faixa de classificação à Libertadores — o Cruzeiro em terceiro e o Fluminense em sétimo — e, caso um deles conquiste o título, uma vaga extra será aberta pelo Brasileirão.
Além de torcer pela combinação de resultados, o Atlético precisa vencer seus três compromissos finais na competição. Os confrontos serão contra Fortaleza, Palmeiras e Vasco, todos determinantes para que o clube alcance a pontuação necessária em caso de abertura da nova vaga.
A disputa envolve outros times que seguem próximos na classificação. O Atlético está três pontos atrás do São Paulo, oitavo colocado, e compete diretamente com Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino, que também aguardam a definição da Copa do Brasil para saber se haverá a vaga extra.
A confirmação da classificação poderá ocorrer somente após o término do Brasileirão, já que as semifinais da Copa do Brasil serão disputadas posteriormente. O Cruzeiro enfrenta o Corinthians, enquanto o Fluminense encara o Vasco nas semanas de 10 e 14 de dezembro.
A tabela final do Atlético no Campeonato Brasileiro inclui o duelo com o Fortaleza em 30 de novembro, seguido pela partida contra o Palmeiras em 3 de dezembro, e o encerramento contra o Vasco em 7 de dezembro.
Leia mais