O técnico Cuca chegará ao 12º clássico comandando o Atlético diante do Cruzeiro. Neste período, o comandante venceu três partidas, empatou quatro e perdeu outras quatro. Dentre os resultados mais marcantes estão a derrota por 6 a 1, na última rodada do Brasileirão de 2011, e a vitória por 3 a 0 no jogo de ida da final Mineiro de 2013, que contribuiu para o time conquistar o estadual daquele ano.
A primeira vitória em clássicos aconteceu um ano após a goleada histórica. Pela última rodada do Brasileirão de 2012, Bernard, Réver e um gol contra do zagueiro Marcelo Oliveira, garantiram o triunfo do Atlético por 3 a 2.
Na série A de 2013, após sofrer uma nova goleada, por 4 a 1, na nona rodada, Cuca voltou a encarar o Cruzeiro na rodada 28 e contou com um gol de Fernandinho para superar o rival por 1 a 0, fechando os primeiros resultados do treinador na primeira passagem que teve pelo alvinegro.
Na volta ao Atlético, em 2021, Cuca enfrentou o time celeste apenas uma vez, na nona rodada da primeira fase do Mineiro. O Cruzeiro superou o rival por 1 a 0, com gol de Airton, no jogo marcado por ter sido realizado sem a presença da torcida, devido a pandemia da Covid-19.
Já na terceira passagem pelo Galo, em 2022,o comandante não encarou a Raposa já que chegou no meio da temporada, com o Cruzeiro na série B. Neste ano, quando chegou para o lugar de Gabriel Milito, Cuca vai para o terceiro clássico da temporada. O primeiro ficou empatado em 0 a 0, válido pela FC Series. No segundo, com dois gols de Hulk, o treinador faturou a última vitória sobre o rival.
Caso volte a vencer, além de igualar os números pessoais, o comandante ficará apenas a um ponto de chegar ao quarto lugar do Brasileirão, posto que atualmente é ocupado pelo Cruzeiro. A bola vai rolar às 20h30 do domingo (18), no Mineirão lotado pela torcida celeste.
Leia mais