
No dia 18 de setembro de 2017 conselheiros alvinegros se reuniram na Sede de Lourdes para votar um projeto que iria mudar a história do Atlético: a construção de um estádio próprio.
Com 325 votos a favor e apenas 12 contra, o projeto foi aprovado, e a partir dali, o torcedor voltou a sonhar em ter uma nova casa. Coube ao ex-presidente do clube e prefeito da capital na época, Alexandre Kalil, o último voto a favor da Arena.
Três anos depois, no dia 20 de abril de 2020, em meio à pandemia do Covid-19, máquinas e profissionais desembarcaram na rua Cristina Maria de Assis, 202, no bairro Califórnia, em Belo Horizonte, para começar a colocar em prática o que havia sido definido no papel.
Aos poucos a casa Alvinegra foi ganhando corpo, com o terreno sendo nivelado. Ao final do mesmo ano, os primeiros pilares metálicos foram instalados e quem passava pelo local já conseguia ver qual seria o formato da Arena. Já em abril de 2021, a casa alvinegra começou a ser desenhada com as instalações das lajes, chegando assim a 20% do total da construção.
Com mais um passo concluído, e o time conquistando o bicampeonato brasileiro no final da temporada, torcedores foram ao terreno para celebrar os efeitos alcançados pelo Atlético. Com isso, os sonhos e a ansiedade por ver o time desfilando no gramado da nova casa passaram a tomar conta dos atleticanos.
E por falano no campo, em junho de 2022, os responsáveis pela obra confirmaram que a Arena iria receber um gramado natural. Em dezembro, a grama “bermuda celebration” foi plantada, e o estádio, que já contava com mais de 40 mil cadeiras instaladas, enfim, entrou na reta final da construção.
A expectativa era que a nova casa fosse inaugurada no dia 25 de março de 2023, quando o Atlético completou 115 anos de existência. Porém, entraves burocráticos fizeram com que as celebrações fossem adiadas.
Com boa parte solucionada, o clube divulgou o tão desejado dia em que o torcedor iria acompanhar as primeiras movimentações na Arena, com eventos programados entre abril e julho.
O primeiro aconteceu no dia 15 de abril, quando o Galo realizou a cerimônia denominada “Nascimento do Campo”. O evento contou com a presença de nove mil pessoas, incluindo torcedores, diretoria, investidores e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Na ocasião, foram demarcadas as linhas do campo e aconteceu o primeiro gol no estádio, marcado pelo ídolo Vavá, que vestiu a camisa alvinegra na década de 1950. Na sequência, Ubaldo, de 91 anos, também cobrou um pênalti, para a alegria da Massa Atleticana. Os dois representaram os jogadores mais antigos da história do Atlético.
Como último ato, antes da estreia oficial, pouco mais de vinte mil alvinegros estiveram nas arquibancadas da Arena para relembrar craques históricos que passaram pelo Galo.
Intitulado “Lendas do Galo”, o clube promoveu uma partida amistosa, no dia 16 de julho, decretando assim, que a casa está apta para que as novas gerações possam seguir fazendo história com o Manto da Massa.
Neste domingo (27), o palco abrigará o duelo entre Atlético e Santos, pela 21ª rodada do Brasileirão, dando o pontapé inicial ao futuro atleticano. Foram precisos 94 anos, dois meses e três dias, para que, clube e torcedor, pudesse estrear uma nova casa.
O primeiro estádio, denominado Antônio Carlos, recebeu no dia 30 de maio de 1929, o Corinthians. No confronto, o Galo aplicou uma sonora goleada, por por 4 a 2. A esperança da Massa é que o time atual possa repetir o resultado vitorioso contra outro paulista.
Leia mais