Rivalidade

Duelo entre Atlético x Palmeiras põe Cuca e Abel frente a frente, mais uma vez

Marcelo Queiroz
mqueiroz@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/09/2022 às 07:00.
 (Pedro Souza/Atlético;Cesar Greco/Palmeiras)
(Pedro Souza/Atlético;Cesar Greco/Palmeiras)

O Campeonato Brasileiro terá, nesta semana, um duelo que vem se transformando numa grande rivalidade, dentro e fora de campo. Atlético e Palmeiras vão se enfrentar na quarta-feira, em Belo Horizonte. O confronto contra os paulistas virou uma dor de cabeça para os atleticanos, depois das eliminações para o alviverde nas Libertadores de 2021 e 2022.

O curioso é que, nas duas vezes, o Galo deixou a competição sem perder para o rival. Em 2021, houve um empate em 0 x 0, no Allianz Parque, e outro em 1 x 1, no Mineirão. O Palmeiras passou à final porque naquela época ainda havia o critério do gol fora de casa valendo como desempate. Já em 2022, a eliminação foi ainda mais dramática para o Galo. Depois de estar vencendo por 2 x 0, no Mineirão, deixou o Palmeiras empatar. Na partida de volta, empate em 0 x 0, com o Galo jogando boa parte da partida com dois jogadores a mais, e mesmo assim acabou sendo eliminado nos pênaltis.

Se já não bastasse a dor da eliminação, o técnico do Palmeiras, o português Abel Ferreira, em uma entrevista, dias depois, ainda foi falar sobre as possibilidades que o Atlético poderia ter com dois jogadores a mais. Cuca não gostou e rebateu: ''Quando você está vencendo, tudo que você faz é perfeito, bonito, maravilhoso. Se você sai para o vestiário e vai escutar música na hora dos pênaltis e ganha, vira moda. E se perdesse? Se a derrota vem para eles nesse jogo, vocês estavam cobrando as duas expulsões, o treinador que não ficou para os pênaltis. Quando se ganha, tudo é perfeito, parabéns para o Abel, parabéns para o Palmeiras, boa sorte. Pronto, falei”, disse o técnico atleticano.

O clima ‘tenso’ entre os treinadores, fora de campo, esquentou os debates nos programas esportivos e na mídia em geral. No duelo entre os dois, dirigindo Atlético e Palmeiras, Cuca leva vantagem. Em 7 confrontos, foram 2 vitórias do Atlético e 5 empates. Abel Ferreira nunca ganhou do Galo desde que chegou ao Brasil, mas podemos dizer que os empates da Libertadores foram duas duras derrotas para o Atlético.

O Galo que encantou em 2021 não consegue repetir o bom desempenho em 2022, Já o Palmeiras segue tranquilo na liderança do Brasileirão, com 57 pontos, enquanto o Atlético é o sétimo, com 40. Mesmo com o bom momento vivido pelo Palmeiras, e o Brasileirão praticamente já conquistado, parece que Abel Ferreira não consegue tirar o rival da cabeça. Na última semana, questionado sobre os desafios de se manter no topo, no futebol brasileiro, a resposta veio em forma de indireta para o clube mineiro.

 "Para tu ver a dimensão do nosso trabalho, o quanto é difícil ganhar e continuar a ganhar aqui. Vocês têm exemplos de várias equipes que ganharam e como é que foi no ano seguinte? Eu não vou dizer o nome de quem, mas vocês viram equipes que ganharam em um passado recente, há um ano, e que este ano não vão levar nada. E nós já ganhamos alguma coisa. Não sei se vamos ganhar mais ou não", alfinetou Abel.

O próximo capítulo desta novela luso-brasileira será na quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. Será o último duelo entre os clubes e os treinadores, neste ano. Vale a pena assistir para ver qual será o fim deste episódio.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por