No sufoco

Em jogo de dois tempos, Atlético vira no último lance e vence Fortaleza por 3 a 2 no Mineirão

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
25/06/2022 às 23:02.
Atualizado em 25/06/2022 às 23:09
Rubens marcou o primeiro gol pelo Galo e abriu caminho para virada atleticana (Pedro Souza / Atlético)

Rubens marcou o primeiro gol pelo Galo e abriu caminho para virada atleticana (Pedro Souza / Atlético)

Foi no sufoco, mas o Atlético arrancou uma vitória de virada, por 3 a 2, diante do Fortaleza, no Mineirão, na noite deste sábado (25), pela 14ª rodada do Brasileirão. Romarinho marcou duas vezes para o Leão no primeiro tempo, e Rubens, Réver e Vargas anotaram os gols atleticanos na etapa final. 

Mesmo com a vitória, o Galo saiu do G4. A equipe está empatada com o Inter, com 24 pontos, mas fica atrás no saldo de gols. O Fortaleza segue com 10 pontos e continua na 19ª posição.

Jogando com time alternativo, o Atlético sofreu no início em dois lances pontuais do Fortaleza, e sofreu 2 a 0 com 28 minutos de jogo. A partir disso, o Galo foi com tudo para o ataque, e virou a partida no segundo tempo com gols de Rubens, Réver e Vargas, todos de cabeça.

O próximo jogo do Galo será pela Copa Libertadores da América. No Equador, o alvinegro enfrenta o Emelec, na terça-feira (28), às 19h15, pelo primeiro jogo das oitavas de final do torneio continental. 

O jogo 

O Atlético buscou ter a bola desde o início, mas foi surpreendido logo aos dois minutos de jogo. Romarinho, atacante do Fortaleza, recebeu bola na entrada da área, finalizou com força e viu a bola morrer no fundo das redes para abrir o placar. Após levar o gol, o Galo passou a ter mais a bola e buscava furar o bloqueio armado pelo Fortaleza. 

Mesmo com maior domínio, o Galo apresentava dificuldades na criação de jogadas ofensivas. Em boa parte do primeiro tempo, o alvinegro circulava a bola pelo ataque, mas sem perigo para o goleiro adversário. O Fortaleza seguia com a mesma proposta, marcava a partir do seu campo e diminuía os espaços entre as linhas. 

Réver tentou uma jogada individual, mas foi desarmado na intermediária ofensiva e deu oportunidade ao Fortaleza de contra-ataque. Moisés carregou a bola em velocidade e tocou para Romarinho. Dentro da área, o atacante finalizou cruzado e bateu o goleiro Everson para marcar o segundo gol tricolor na partida.

Após sofrer o segundo gol, Mohamed tirou o Júnior Alonso e colocou Vargas. O time, que tinha entrado no 3-5-2 passou a atuar no 4-3-3. Sasha passou a ser referência no ataque, com Vargas e Savinho abertos pelos lados. O Galo só conseguiu a primeira finalização aos 37 minutos, com Sasha desviando cruzamento. O Galo terminou o primeiro tempo com 70% de posse de bola, mas não conseguiu ser efetivo.

O Fortaleza, no entanto, levava mais perigo. O time nordestino quase chegou ao terceiro gol após cobrança de escanteio de Yago Pikachu. A bola desviou na zaga atleticana e quase morreu no fundo das redes novamente. Nos acréscimos do primeiro tempo, Pikachu foi lançado e, cara a cara, perdeu nova chance. 

Na volta para o segundo tempo, Turco Mohamed colocou Otávio, Rubens e Fábio Gomes. Com a presença de um centroavante de ofício, o clube apostou em cruzamentos para levar perigo ao gol adversário. Fábio Gomes e Vargas finalizaram, sem perigo. O Atlético seguia tentando pressionar o Fortaleza em seu próprio campo. 

O Galo passou a jogar melhor no segundo tempo com as mudanças. A equipe se fechou para evitar os contra-ataques e teve mais volume de jogo. Contudo, o duelo ficou mais físico e as duas equipes fizeram faltas para matar jogadas. A solução era tentar os chutes de longe, como fizeram Guga e Arana, sem sucesso.

Foi pelo alto que o Atlético teve sucesso e conseguiu a virada na partida. Vargas levantou bola na área e Rubens chegou cabeceando para marcar para o alvinegro. O Galo seguiu pressionando e achou o empate com Réver, de cabeça, após ajeitada de Igor Rabello, também de cabeça.

No último lance, também após lançamento na área, Vargas cabeceou, a bola bateu em Matheus Jussa e morreu no fundo das redes para sacramentar a vitória atleticana. 


FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 3 X 2 FORTALEZA

ATLÉTICO: Everson; Júnior Alonso (Vargas), Réver, Igor Rabello; Guga, Allan (Otávio), Castilho (Rubens), Calebe, Guilherme Arana; Savinho (Ademir), Sasha (Fábio Gomes). Técnico: Turco Mohamed.

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi; Yago Pikachu, Felipe, Ronald (Matheus Jussa), Lucas Lima (Depietri), Juninho Capixaba; Romarinho (Romero), Moises (Lucas Crispim). Técnico: Gaston Liendo.

Motivo: 14ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 25 de junho de 2022 (sábado), às 21h (de Brasília)
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Ronald, Marcelo Boeck, Lucas Crispim (FOR);
Gols: Romarinho (FOR) aos 2'/1ºT e aos 28'/1ºT;  Rubens (CAM) aos 30'/2ºT; Réver (CAM) aos 41'/2ºT; Vargas (CAM) aos 51'/2ºT.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por