Copa do Brasil

Em noite para se esquecer, Atlético joga mal, perde para o Flamengo e é eliminado nas oitavas

Ana Paula Moreira
@anapdmoreira
Publicado em 13/07/2022 às 23:35.
Arrascaeta marcou os dois gols do Flamengo no jogo; Alonso foi expulso na etapa final (Pedro Souza / Atlético)

Arrascaeta marcou os dois gols do Flamengo no jogo; Alonso foi expulso na etapa final (Pedro Souza / Atlético)

A pressão psicológica e o clima tenso criado antes da decisão no Maracanã pesaram para os jogadores do Atlético. Atual campeão da Copa do Brasil, o Galo errou praticamente tudo na noite desta quarta-feira, perdeu para o Flamengo por 2 a 0 e está eliminado da Copa do Brasil nas oitavas de final da competição. O Rubro-Negro dominou o Alvinegro durante toda a partida, numa noite para o Atlético esquecer. 

O Atlético volta as atenções para o Brasileirão. No domingo, o time do técnico Turco Mohamed enfrenta o Botafogo, às 18h, no Engenhão, pela 17ª rodada. 

A torcida do Flamengo fez jus à fala de Gabigol sobre o “inferno” que seria o jogo de volta no Maracanã. Antes da partida, os torcedores rubro-negros soltaram uma forte fumaça preta e vermelha, que atrasou o início do duelo. As duas torcidas começaram a cantar antes mesmo de a bola rolar e não pararam mais. 

O jogo

A partida começou bastante movimentada. Com a desvantagem no placar, o Flamengo foi para cima do Atlético, imprimindo um ritmo forte logo no início. Aos 2 minutos, Pedro recebeu na área e finalizou de bicicleta sobre o gol de Everson. Aos 4, foi a vez de Gabigol aparecer de trás para finalizar. O chute saiu fraco e ficou nas mãos do goleiro alvinegro. 

O Atlético equilibrou um pouco as ações ofensivas, mas por pouco tempo. Logo, o Flamengo voltou a ter mais posse de bola e dominar a partida. O Galo se fechou e passou a atuar com todos os jogadores no campo de defesa, buscando sair nos contra-ataques. Nem isso conseguiu. Os donos da casa marcavam a saída de bola atleticana, impedindo qualquer avanço do Atlético. 

O primeiro tempo foi, praticamente, ataque contra defesa. O Flamengo manteve a pressão, obrigando Everson a fazer grandes defesas. Aos 37, Pedro recebeu cruzamento na área e cabeceou forte para o gol. O camisa 1 do Galo defendeu no susto, em dois lances. Em seguida, o Galo chegou com mais perigo pela primeira vez. Nacho bateu escanteio, e Jair apareceu para testar sobre o gol de Santos. 

A pressão durante toda a etapa inicial foi recompensada aos 45 minutos. Pedro ganha a dividida com Allan, avança e passa para Arrascaeta na saída de Everson. O meia do Flamengo tocou de leve entre o goleiro e Nathan Silva. A bola entrou chorando, devagar, até entrar no gol do Atlético, inflamando a torcida carioca no Maracanã. 

Segundo tempo

O Atlético voltou pouca coisa melhor na etapa final, até porque não tinha como piorar a atuação do primeiro tempo. O Galo passou a jogar mais com a bola, mas sem muita eficiência no ataque. Aos 18 minutos, o Atlético pagou preço pela falta de ação na partida. 

Após cobrança de falta na área, a bola é desviada na área, e Arrascaeta aparece, de peixinho, na segunda trave para marcar. A bola bate na trave e Everson tira, mas já de dentro do gol. Após consulta ao VAR, o árbitro confirmou o gol 

Depois de sofrer o segundo gol, que daria a classificação para o Flamengo, o Galo passou a buscar mais o jogo. Com um tempo e meio de atraso. Mas nada funcionava para o Atlético. O time estava desorganizado em campo, com dificuldades para sair e sem espaço no ataque. Hulk quase não pegou na bola, e errou tudo que tentou. 

O Atlético ainda perdeu Junior Alonso, expulso. Após os 30 minutos do segundo tempo e precisando de pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis, o Galo começou a jogar. Mas, nervoso, pouco fez. Uma das piores partidas do time mineiro na temporada, que custou a eliminação da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 X ATLÉTICO

Flamengo

Santos; Rodinei, David Luiz (Fabrício Bruno) e Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Tiago Maia, Everton Ribeiro (Vitor Hugo) e Arrascaeta (Diego); Pedro (Marinho) e Gabriel (Ayrton). 

Técnico: Dorival Jr. 

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Igor Rabello), Jair (Otávio), Zaracho (Vargas) e Nacho (Rubens); Ademir (Keno) e Hulk.

Técnico: Antonio “El Turco” Mohamed

Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Data: 13 de julho de 2022 (quarta-feira)
Local: Rio de Janeiro
Estádio: Maracanã
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR). 
Cartões amarelos: Allan, Junior Alonso (Atlético); Everton Ribeiro, Gomes e Thiago Maia (Flamengo).
Cartões vermelhos: Junior Alonso (Flamengo).
Gols: Arrascaeta, do Flamengo, aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 18 minutos do segundo tempo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por