A quarta-feira (3) marcará o primeiro encontro entre Atlético e Palmeiras, após os vice-campeonatos da Sul-Americana e da Libertadores, respectivamente. Em caso de tropeço do Galo na Arena MRV, o time de Sampaoli poderá chegar para a última rodada do Brasileirão podendo ser rebaixado à série B.
Sem vencer há cinco jogos - contando a final da Sula diante do Lanús - , o Atlético estacionou na 13ª posição do Brasileirão, com 45 pontos, à frente apenas quatro pontos do Internacional, o time que abre a zona de rebaixamento na 17ª colocação, e cinco do vitória, o 18º colocado, restando seis pontos em disputa.
Uma derrota para o Palmeiras na penúltima rodada, somada a triunfos dos concorrentes diretos, pode fazer o Galo terminar apenas um ponto atrás do Colorado e a dois do Leão do Pici. Na rodada, o Inter encará o São Paulo, na Vila Belmiro, e o Fortaleza receberá o Corinthians, no Castelão.
Entre o Galo e a zona de degola estão Ceará (43 pontos), Vitória (42) e Santos (41). O Vozão jogará contra o Flamengo, no Maracanã, jogo que pode valer o título para o Rubro-Negro. O Leão vai a Bragança Paulista encarar o RB Bragantino. Já o Peixe atuará no Alfredo Jaconi contra o rebaixado Juventude.
Com exceção do Santos, o Atlético pode ser ultrapassado pelos concorrentes e fechar na 15ª posição - a primeira da “zona morta” (posição que não rebaixa e não leva à Sul-Americana). Assim, na última rodada, o alvinegro entraria pressionado contra o Vasco (que pode chegar para o duelo vivo na briga pela oitava colocação, a última que daria uma vaga à pré-Libertadores se Cruzeiro ou Fluminense conquistarem o título da Copa do Brasil).
Uma vantagem para o Galo é que ele enfrentará o Palmeiras já sabendo dos resultados de todos os jogos. O duelo contra o Porco será às 21h30. Se vencer o jogo, o Galo poderá respirar aliviado, pois escapará matematicamente da degola.
Leia mais