O Atlético garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana ao eliminar o Atlético Bucaramanga (COL) nos pênaltis, após perder por 1 a 0 no tempo normal, na Arena MRV. Com o placar agregado empatado, a classificação veio com vitória por 3 a 1 nas penalidades, com Everson defendendo duas cobranças e marcando o gol decisivo.
No primeiro tempo, o Atlético teve a primeira chance aos quatro minutos, quando Dudu tocou para Scarpa, que finalizou da entrada da área e obrigou Quintana a defender. Aos 14, Hulk recebeu cruzamento, dominou e chutou por cima do gol. O Bucaramanga respondeu aos 21, com chute de Alba de fora da área, e voltou a finalizar aos 26, com Gil parando em defesa de Everson.
O gol da equipe colombiana saiu aos 44 minutos. Sambueza cruzou na área e Mena subiu entre Fausto Vera e Lyanco para cabecear e abrir o placar. No intervalo, o técnico Cuca substituiu Igor Gomes por Cuello e tentou tornar o time mais ofensivo na etapa final.
O Atlético criou oportunidades para empatar. Aos 10 minutos, Cuello acertou a trave em cabeçada após cruzamento de Rony. Aos 22, Hulk tabelou com Bernard, tentou por cobertura e Quintana desviou. Dois minutos depois, Alonso também acertou a trave após escanteio cobrado por Hulk. Apesar da pressão, o time mineiro não conseguiu o empate no tempo regulamentar.
A decisão foi para os pênaltis. Hulk converteu a primeira cobrança para o Atlético. Os colombianos empataram e Scarpa acertou a trave. Em seguida, Everson defendeu a batida do Bucaramanga. Bernard perdeu, mas Mena também desperdiçou. Menino marcou e Everson voltou a defender na sequência. O próprio goleiro cobrou a última penalidade e assegurou a classificação.
Com o resultado, o Atlético conheceu sua primeira derrota como mandante na temporada após 17 jogos na Arena MRV — até então com 11 vitórias e seis empates. O revés também representou a primeira derrota em partidas internacionais no novo estádio.
O adversário do Atlético nas oitavas de final da Copa Sul-Americana será o Godoy Cruz. Antes disso, a equipe tem dois confrontos contra o Flamengo: no domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, e na quarta-feira (30), pela Copa do Brasil, na Arena MRV.
Atlético 0 x 1 Bucaramanga
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Caio (João Marcelo); Fausto Vera, Igor Gomes (Cuello) e Gustavo Scarpa; Dudu (Bernard), Rony (Junior Santos) e Hulk. Técnico: Cuca.
Bucaramanga: Quintana; Alba (Gutiérrez), Jeferson Mena, Carlos Henao e Freddy (Garcia); Fabri Castro, Aldair Zárate e Fabián Sambueza (Chavez); Gil (Vázquez), Kevin Londoño (Romaña) e Luciano Pons. Técnico: Leonel Álvarez.
Gols: Jeferson Mena, aos 44 minutos do primeiro tempo, para o Bucaramanga
Cartões amarelos: Caio, Hulk, Alonso, Vitor Hugo, Fausto Vera (CAM); Sambueza, Alba, Zárate (BUC)
Motivo: jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana
Data e horário: 24 de julho (quinta-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Lubin Torrealba (VEN e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Angel Arteaga (VEN)
Leia mais