Gol de Dudu nos acréscimos garante empate do Atlético com Independiente del Valle em Quito
Placar de 1 a 1 mantém equipe mineira viva na disputa por vaga na final da Copa Sul-Americana
O Atlético conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle nesta quarta-feira (21), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, após sofrer gol em pênalti polêmico. O resultado mantém a equipe com chances de classificação para a final da Copa Sul-Americana.
O jogo de volta entre as equipes será na próxima terça-feira (28), às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O time mineiro entrou em campo com alterações: Gabriel Menino, Ruan e Alan Franco substituíram Saravia, Dudu e Fausto Vera. Menino atuou como ala pela direita, enquanto Guilherme Arana ficou pelo lado esquerdo.
Aos 6 minutos, Mercado caiu na área atleticana após disputar bola com Ruan, e o árbitro Carlos Betancur marcou pênalti, confirmado pelo VAR. Sornoza converteu a cobrança, abrindo o placar para o Del Valle.
O Atlético buscou controlar a posse de bola e avançar, mas encontrou dificuldades para criar oportunidades. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 23 minutos, quando Gustavo Scarpa finalizou de fora da área e Villar fez defesa. Menino também arriscou de longa distância, sem sucesso.
No segundo tempo, Bernard criou oportunidade aos 15 minutos, mas a finalização parou em Villar. Sampaoli promoveu as entradas de Dudu, Biel e Hulk, aumentando a presença ofensiva do Atlético.
Nos minutos finais, Hulk foi derrubado na área do Del Valle e pediu pênalti, sem que o árbitro assinalasse. Ainda nos acréscimos, Hulk deu passe para Dudu marcar o gol do empate, garantindo o 1 a 1 fora de casa.
O empate mantém o Atlético com chances de classificação para a final da Sul-Americana, com o jogo decisivo marcado para a próxima terça-feira em Belo Horizonte.
Independiente del Valle 1 x 1 Atlético
Independiente del Valle: Villar; Fernández, Schunke, Velasco (Zárate) e Cortéz; Alcívar, Mercado, Guagua (Lerma) e Sornoza (Vásquez); Hoyos (Mendéz) e Spinelli
Técnico: Javier Rabanal
Atlético: Everson; Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana (Caio); Alan Franco, Gabriel Menino (Natanael), Igor Gomes, Gustavo Scarpa (Biel) e Bernard (Dudu); Rony (Hulk)
Técnico: Jorge Sampaoli
Gols: Sornoza, aos 10’ do 1ºT; e Dudu, aos 47′ do 2ºT
Cartões amarelos: Sornoza e Cortéz; Ruan, Scarpa e Natanael
Motivo: ida da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 21/10/2025 (terça-feira)
Estádio: Banco Guayaquil, em Quito-EQU
Árbitro: Carlos Betancur (Colômbia)
Assistentes: Richard Ortiz (Colômbia) e Miguel Roldán (Colômbia)
VAR: Heider Castro (Colômbia)
Leia mais