No apagar das luzes, Atlético empata por 2 a 2 com o Botafogo e segue sem vencer

Álvaro Castro – Hoje em Dia
Publicado em 07/08/2013 às 23:56.Atualizado em 20/11/2021 às 20:47.

Parece que a ressaca da Libertadores não tem fim. O Atlético voltou a jogar mal e empatou com o Botafogo apenas aos 48 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia perdido. O jogo, disputado na noite desta quarta-feira (7), quebrou a série de três derrotas seguidas do Galo, que segue sem vencer desde o título continental. Luan e R10 marcaram os gols da casa, com Lodeiro e Elias anotando os tentos botafoguenses.

O jogo começou com velocidade, com o Galo, no embalo da torcida, buscando o gol. Mesmo sem Seedorf, o Botafogo mostrou porque é uma das sensações do campeonato, com um bom repertório de jogadas, sobretudo com Vitinho e Lodeiro, maestro do time. Pelo lado atleticano, muito empenho de Tardelli e companhia, mas o time esteve longe das grandes atuações que garantiram o topo das Américas.

Elias marcou de cabeça o primeiro gol após cobrança de escanteio, mostrando o atual estágio de fragilidade da defesa do Galo. Ronaldinho, de volta após três jogos de ausência ainda teve um lampejo de genialidade, em cobrança de falta magistral. Contudo, foi Lodeiro, responsável por substituir Seedorf na meia cancha botafoguense, quem brilhou e comandou a Estrela Solitária.

Mas como se não for sofrido não é Galo, Luan deixou tudo igual aos 48 minutos, quebrando a sequência de três derrotas seguidas.

Com o empate, o Atlético chega a 11 pontos e depende da sequência da rodada para saber se escapa ou não da zona da degola. O Botafogo, por sua vez, perde a liderança da competição para o Cruzeiro, com os mesmos 24 pontos da Raposa, mas um saldo de gols inferior..

Na próxima rodada, o Atlético vai ao Recife encarar o Náutico, no sábado (10) às 18h30 na Arena Pernambuco. O Botafogo, por sua vez, receberá o Goiás no mesmo dia e horário no Mané Garrincha, em Brasília.

O jogo

Com o retorno de Jô , Tardelli assumiu o lado esquerdo e Luan o direito da linha de três meias, com R10 jogando centralizado. Com as mudanças, o Atlético começou o jogo com boa postura em campo e  a partida deu mostras de que seria emocionante. Se por um lado Luan apareceu com velocidade obrigando Jefferson a trabalhar, Lodeiro, como um centroavante, fez Victor sujar o uniforme logo no começo do primeiro tempo.

Com objetivos distintos neste momento do Brasileiro, o Galo lutando para sair da degola e o Botafogo buscando a liderança, ambos os times mostraram o mesmo ímpeto. A marcação foi a tônica dos primeiros 13 minutos, com o mínimo de espaço possível sendo dado para cada uma das equipes. Com o jogo truncado, a bola aérea foi a solução para o Botafogo abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Elias subiu muito e fez 1 a 0 para os cariocas aos 15 minutos.

Mesmo com o placar desfavorável, o Atlético mostrou personalidade para colocar a bola no chão para buscar o empate. Com o time mineiro indo para cima, o Botafogo apertou a marcação e passou a abusar de entradas mais duras. Aos 24 minutos,  Tardelli recebeu falta dura na ponta esquerda. Na cobrança de Ronaldinho, Jefferson fez boa defesa e mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, foi a vez de Leonardo silva obrigar o camisa 1 botafoguense a trabalhar.

Após três jogos de ausência e três derrotas do Atlético, Ronaldinho Gaúcho voltou ao time em grande estilo. O meia sofreu falta na entrada da área e, na cobrança, fez um golaço. O meia bateu com maestria, de curva, na gaveta de Jefferson que ficou olhando, atõnito, a bola entrar, 1 a 1 no Independência com 25 minutos. O gol deu confiança ao time que passou a tomar conta do jogo.

A partida seguiu muito truncada até o final da etapa inicial, com muito perde-e-ganha e algumas jogadas ríspidas. Apesar do maior volume de jogo, o Galo não voltou a incomodar Jefferson até o fim dos primeiros 45 minutos. O mesmo pode se dizer de Victor, que passou o restante do primeiro tempo observando a partida.
 

Segundo tempo

O jogo começou quente, com entradas mais ríspidas e os dois times mostrando que não cederiam o segundo gol com facilidade. O Atlético teve mais volume de jogo nos minutos iniciais e fez Jefferson trabalhar, mas dava espaço para o contra-ataque do Botafogo. Foi dessa forma que o time da Estrela Solitária assustou, literalmente, o goleiro Victor aos 8 minutos com Elias. O atacante apareceu sozinho e bateu de esquerda, obrigando o arqueiro atleticano a mostrar reflexo.

Contudo, foi o time carioca que conseguiu vencer a defesa e ficar em vantagem. Aos 13 minutos, o meia uruguaio Lodeiro recebeu na área, bateu com estilo e colocou o Botafogo em vantagem no placar e na tabela. Com a vitória, o time retoma a ponta que estava com o Cruzeiro. Apesar da vantagem, o time carioca não se encolheu na defesa, tomou para si a posse de bola e seguiu melhor.

Na tentativa de mudar o panorama do jogo, Cuca sacou Tardelli e colocou o jovem Elder das categorias de base. Rosinei foi outra aposta, entrando na vaga de Josué, deixando o time mais ofensivo. Para finalizar as mudanças, Júnior César foi para a vaga de Richarlyson. Com as alterações, o Botafogo se recolheu e o Galo passou a tocar a bola, no embalo da torcida que apoiava da arquibancada.

Com o Atlético todo na frente pressionando, o Botafogo apostava na velocidade do rápido Vitinho, que, isolado, tentava resolver como dava.  Com 34 minutos, boa chegada de Jô. O atacante recebeu na esquerda, carregou e encheu o pé, obrigando Jefferson a trabalhar novamente. Minutos depois, Luan invadiu a área e foi derrubado por Dória. Torcedores e comissão técnica do Galo foram à loucura pedindo, em vão, a marcação de um pênalti.

Com a vitória cada vez mais próxima, o Botafogo abusou da catimba, com Jefferson sendo atendido em campo, barreira andando em cobrança de falta e muita conversa do jogadores do time carioca. Quando tudo parecia perdido, Luan apareceu como um verdadeiro talismã e, no apagar das luzes,  deixou tudo igual, quebrando série de derrotas do Atlético, quase aos 49 minutos do segundo tempo.

 

ATLÉTICO 2 X 2 BOTAFOGO

Local: Arena Independência
Data: 7 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Paulo Cesar Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Luan, Pierre e Josué (Atlético); Gilberto, Lodeiro, Bolívar, Julio Cesar e Jéfferson (Botafogo)

Gols:
ATLÉTICO: Ronaldinho Gaúcho, aos 28 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 48 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Elias, aos 14 minutos do primeiro tempo; Lodeiro, aos 13 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson (Júnior César); Pierre, Josué (Rosinei), Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli (Elder); Luan e Jô
Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro (André Bahia) e Vitinho (Lucas Zen); Elias (Sassá) e Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por