
Pela quarta vez na história, Minas Gerais tem dois representantes na Copa Libertadores. Atlético e América estão na fase de grupos e conhecerão seus adversários em sorteio que será realizado no dia 25 (sexta-feira da próxima semana), às 12h. Inclusive, Galo e Coelho podem se enfrentar.
Nesta fase, equipes do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo. Entretanto, há uma exceção para os times que vierem das fases preliminares, como é o caso do América. Assim, o Alviverde pode encarar qualquer um dos brasileiros na próxima etapa da Libertadores, menos o Fortaleza, que estará no mesmo pote no sorteio.
Já o Galo só pode enfrentar o Coelho.
Divisão de potes
O Atlético está no pote 1 e será cabeça de chave, ao lado dos também brasileiros Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR, dos argentinos Boca Juniors e River Plate e dos uruguaios Nacional e Peñarol. Já o América entra no pote 4.
Entre os demais brasileiros, o Corinthians está no pote 2, enquanto o Red Bull Bragantino está no 3, e o Fortaleza, no 4. Pela regra que impede que compatriotas estejam no mesmo grupo, o Atlético não poderá enfrentar nenhum desses três times.
O primeiro jogo do Galo em casa será na segunda rodada, contra um representante do pote 4, onde está o América. Assim, um clássico mineiro pode acontecer pela primeira vez na história da Libertadores na semana de 13 de abril.
Confira, abaixo, os possíveis adversários do Atlético na fase de grupos. É importante lembrar que Corinthians e Red Bull Bragantino não poderão ficar na mesma chave do Galo. Todos os demais 22 times, sendo um do pote 2, um do 3 e outro do 4, podem ser adversários da equipe alvinegra.
Já o América pode encarar qualquer equipe dos três primeiros potes.
Pote 1 (cabeças de chave):
-
Atlético
-
Palmeiras
-
Flamengo
-
Athletico-PR
-
River Plate (Argentina)
-
Boca Juniors (Argentina)
-
Nacional (Uruguai)
-
Peñarol (Uruguai)
Pote 2:
-
Corinthians
-
Vélez Sarsfield (Argentina)
-
Cerro Porteño (Paraguai)
-
Libertad (Paraguai)
-
Universidad Católica (Chile)
-
Colo-Colo (Chile)
-
Independiente del Valle (Equador)
-
Emelec (Equador)
Pote 3:
-
Red Bull Bragantino
-
Colón (Argentina)
-
Sporting Cristal (Peru)
-
Alianza Lima (Peru)
-
Deportivo Cali (Colômbia)
-
Deportes Tolima (Colômbia)
-
Deportivo Táchira (Venezuela)
-
Caracas (Venezuela)
Pote 4:
-
América
-
Fortaleza
-
Talleres (Argentina)
-
Estudiantes (Argentina)
-
Olimpia (Paraguai)
-
Always Ready (Bolívia)
-
Independiente Petrolero (Bolívia)
-
Universidad Católica (Equador) ou The Strongest (Bolívia)*
*As duas equipes fazem o jogo de volta da terceira fase na noite desta quinta-feira (17), na Bolívia. A partida de ida, disputada no Equador, terminou empatada por 0 a 0.