O destino pode colocar Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, frente a frente com o Universidad de Chile na final da Sul-Americana. Foi comandando a equipe chilena que o argentino levantou a primeira e única taça do torneio. Para o reencontro, a Universidad precisará vencer o Lanús por qualquer placar, na Argentina, nesta quinta-feira (30).
O feito foi realizado em 2011, quando o treinador iniciou a caminhada na 2ª fase (preliminar) da Sula. Em jogos de ida e volta, o time de de Sampaoli bateu o Nacional do Uruguai por 3 a 0, na soma dos placares. Nas oitavas, os chilenos não tomaram conhecimento do Flamengo com um 5 a 0 na soma - sendo quatro tentos feitos apenas no jogo de ida, no Chile.
Já nas quartas de final, Sampaoli levou a equipe à terra natal para enfrentar o Arsenal de Sarandí. Na Argentina venceu por 2 a 1 e no Chile aplicou um 3 a 0, confirmando a boa campanha.
No penúltimo passo rumo ao troféu, um novo encontro contra cariocas, dessa vez, o Vasco. O primeiro jogo - realizado em São Januário - acabou empatado em 1 a 1 com os chilenos marcando o gol da igualdade aos 34 minutos da etapa final. Em casa, diante do torcedor, Sampaoli cravou a classificação com um 2 a 0 sobre o cruzmaltino, com Canales e Eduardo Vargas,ex-Atlético marcando os tentos.
Naquele ano, a decisão ainda era feita em jogos de ida e volta, diferente do que acontecerá nesta temporada. O confronto foi contra a LDU. Com amplo domínio, os comandados de Sampaoli venceram a ida por 1 a 0, gols de Vargas, e diante do torcedores, confirmaram o título com gols de Lorenzetti e dois de Eduardo Vargas, fechando os duelos em 4 a 0 no total. Além da taça, o Universidad de Chile teve o atacante Vargas como artilheiro da competição continental.
A busca pelo bicampeonato pessoal, agora pelo Atlético, também teve por coincidência chegar à finalíssima após empatar a primeira fora de casa e eliminar o adversário diante do torcedor. No jogo da taça, Sampaoli acredita que, mesmo sendo realizado no Paraguai, terá o apoio incondicional da Massa do Galo no estádio.
O jogo único acontecerá no dia 22 de novembro, um sábado, em Assunção. A Conmebol ainda irá divulgar o estádio da decisão e o horário.
Leia mais