Torcedores do Atlético protestaram contra a Sociedade Anônima de Futebol do clube na madrugada deste sábado (29). Os atleticanos estamparam faixas com críticas contra a atual gestão do clube na Arena MRV. Na noite de sexta-feira (28), outras manifestações foram destacadas na sede de Lourdes.
"Fora Menin! Fora Vorcaro! Fora PCC". "Sociedade Anônima de Facções". e "SAF criminosa". “E o Kaliu (sic.) é o inimigo?”, citaram algumas das faixas.
Os protestantes mencionaram o empresário Daniel Vorcaro, dono de 26% das ações do time, que estava preso desde o dia 17 de novembro por suspeita de envolvimento em um esquema de fraude bilionário. O bancário também é investigado por suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) em lavagem de dinheiro.
A Justiça mandou soltar o empresário nessa sexta-feira (28) após pedido de habeas corpus. Vorcaro foi afastado da Conselho Administrativo da SAF pelo clube, depois de reunião no dia 21 de novembro.
O protesto vem à tona, após o Galo perder a terceira final em menos de um ano. No último sábado (22), o Atlético foi vice da Copa Sul-Americana, após ser batido pelo Lanús, nos pênaltis, em decisão disputada no Paraguai.
O viés na competição internacional deixou o clube longe de uma vaga na Libertadores do ano que vem. Agora, o Galo precisa vencer os próximos jogos do Brasileiro e depender de tropeços de rivais para tentar chegar à 8ª posição.
Se conseguir terminar a competição na oitava colocação, o Atlético ainda precisa torcer para que Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil para transformar o grupo de classificados à Libertadores em G-8.
Neste domingo (30), o Galo entra em campo contra o Fortaleza, às 18h30, no Castelão. O duelo é válido pela 35ª rodada do Brasileirão.
Atlético se pronuncia
Por nota, o Atlético informou que os protestos tiveram teor apelativo e a manifestação foi “algo orquestrado, que não nasce de forma espontânea por parte de torcedores”.
“Ao analisarmos os últimos seis anos, o Galo figura como o terceiro clube do país em performance. Colocar faixas no tão sonhado estádio - do qual o Atleticano tem profundo orgulho - não mudará nossa certeza de que estamos construindo algo cada vez melhor”, escreveu o clube.
Veja a nota na íntegra
"Consideramos legítimos os protestos feitos de forma pacífica. No entanto, o teor apelativo das faixas afixadas nesta madrugada nos leva à conclusão, com base em tudo o que já foi apurado, de que se trata de algo orquestrado, que não nasce de forma espontânea por parte de torcedores.
Ao analisarmos os últimos seis anos, o Galo figura como o terceiro clube do país em performance.
Colocar faixas no tão sonhado estádio — do qual o Atleticano tem profundo orgulho — não mudará nossa certeza de que estamos construindo algo cada vez melhor.
Sabemos que erros aconteceram e que outros ainda podem acontecer, mas não deixaremos de acreditar no trabalho que vem sendo realizado.
Reiteramos que ouvimos e respeitamos as críticas, e sempre buscaremos aprender com aquelas que forem verdadeiramente construtivas."
Leia mais: