
Foi inaugurada nesta terça-feira (29), na esplanada da Arena MRV, uma escultura de aço inox com cerca de 13 toneladas e oito metros de altura. A estrutura, chamada de "Galo Inox", ficará posicionada na entrada principal do estádio e integra um projeto de valorização do espaço externo da arena. A obra é fruto de uma parceria entre o Clube Atlético Mineiro e a empresa Aperam.
A escultura contará com câmeras panorâmicas de alta definição instaladas nos olhos do Galo. Os equipamentos não têm função de segurança, mas foram desenvolvidos para oferecer experiências interativas ao público. Segundo o CEO do Atlético, Bruno Muzzi, a proposta é permitir que os torcedores explorem novas formas de vivenciar o estádio.
O monumento faz parte de um plano mais amplo do clube para utilizar a esplanada da Arena MRV como espaço de convivência. Estão previstas a instalação de bares e outras atrações para atrair torcedores e visitantes. A iniciativa busca transformar o local em um ponto de encontro além dos dias de jogo.
A utilização do aço inox na escultura segue uma tendência arquitetônica observada em obras ao ar livre ao redor do mundo. Além de sua durabilidade e resistência, o material permite acabamento artístico. Estruturas como o The Bean, em Chicago, e o Atomium, em Bruxelas, são exemplos internacionais do uso do inox em monumentos públicos.