Com as chuteiras penduradas desde 2011, o ex-zagueiro Cláudio Caçapa se prepara para dar um imenso passo fora das quatro linhas. Ídolo no francês Lyon, clube que defendeu de 2001 a 2007, o lavrense de 43 anos dedica maior parte do tempo em cursos para, em breve, ser credenciado a comandar qualquer equipe do planeta.

Desde janeiro de 2016 trabalhando como auxiliar-técnico dos Les Gones, Cláudio renovou o vínculo com o clube, em dezembro do ano passado, por mais três temporadas.  No momento, ele mete as caras no curso  UEFA Pro (BEPF) que, com o diploma, dá carta verde aos "formandos" para assumir a prancheta em todos os grandes da Europa.

"Desde do início, o Lyon tem me incentivado muito para fazer todos esses cursos. O clube me mostra no dia a dia o quanto confia em mim para finalizar este Uefa Pro, e como disse, já são três anos e meio trabalhando em um grande da Europa, disputando torneios importantes (Campeonato Francês, Europa League e Champions League), estou adquirindo muita experiência, mesmo como auxiliar, e tenho vivenciado momentos únicos. Tenho certeza que grandes coisas estão por vir", comenta ao Hoje em Dia.

"O BEPF é um curso importantíssimo para meu futuro como treinador, tivemos a primeira semana do curso e já vi que vai ser um ano maravilhoso de aprendizado, esse é um curso completo em todas as áreas", acrescenta.

Em 2016, o também ex-treinador da categoria Sub-15 da Seleção Brasileira iniciou o módulo UEFA B (BEF), que o deu autonomina para comandar equipes Sub-17; No ano seguinte, fez o módulo UEFA A (DES), que o permitiu atuar até a categoria Sub-23.

"Esse DES é quase uma faculdade, pois se eu quiser fazer Educação Física, teria só mais dois anos para terminar o curso", finaliza o ex-zagueiro de Atlético e Cruzeiro.

Cláudio Caçapa

  • Em 1999, foi um dos destaques da equipe do Atlético na conquista do vice-campeonato brasileiro.
  • Em janeiro de 2001, foi transferido para o Lyon, da França, conquistando no ano seguinte o  inédito título nacional da equipe. Ficou no clube francês até o Verão de 2007, contribuindo para a conquista de seis títulos consecutivos do Campeonato Francês.
  • Em agosto de 2007, Cláudio Caçapa foi negociado para o Newcastle, da Inglaterra, onde permaneceu dois anos.
  • Em 2009 voltou a jogar no Brasil e foi anunciado como um reforço do Cruzeiro.
  • Em janeiro de 2011, o atleta  retornou para a Europa, desta vez contratado pelo Évian, da França. No final da temporada, foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Francês.
  • Em 2011, Cláudio Caçapa voltou ao Brasil e assinou contrato com o Avaí, onde encerrou a carreira como jogador profissional.
  • Em março de 2012, o atleta fundou a Arena Lyon, uma escola de futebol em sua cidade natal, Lavras, no sul de Minas Gerais.
  • Em novembro de 2013, Cláudio Caçapa foi anunciado como o novo técnico da Seleção Brasileira Sub-15.
  • Em fevereiro de 2015, o atleta deixou o comando da Seleção Brasileira Sub-15.
caçapa