Convergência

BH sedia Jogos da Advocacia com mais de 4,6 mil atletas inscritos

Competição promovida pela CAAMG reúne participantes de 208 subseções da OAB-MG em 42 modalidades esportivas

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/07/2025 às 15:20.
BH vai sediar a competição que começa nesta terça-feira (JAM Divulgação)
BH vai sediar a competição que começa nesta terça-feira (JAM Divulgação)

Entre os dias 29 de julho e 3 de agosto, Belo Horizonte recebe a 23ª edição dos Jogos da Advocacia Mineira (JAM), organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), da OAB-MG. O evento reúne 4.655 atletas, além de técnicos e equipes de apoio, configurando-se como o maior torneio esportivo da advocacia no mundo.

As competições ocorrem majoritariamente no SESC Venda Nova, mas também utilizam outros espaços da capital e da Região Metropolitana, como o Clube Labareda e o Centro Esportivo da UFMG. Ao todo, o JAM 2025 abrange 42 modalidades, entre esportes individuais, coletivos, de quadra, de combate, de mesa e intelectuais, como o xadrez.

A cerimônia de abertura está marcada para esta terça-feira (29), com desfile das delegações, pronunciamentos institucionais e atrações culturais. A edição atual reúne 164 delegações de todo o estado, representando 208 das 252 subseções da OAB mineira. Os atletas têm idades entre 19 e mais de 60 anos e são advogados, advogadas, estagiários e estagiárias regularmente inscritos na seccional.

Segundo a presidente da CAAMG, Ângela Botelho, o evento é realizado com estrutura profissional e planejamento técnico. “Por isso, o JAM 2025 reafirma seu papel como uma das principais iniciativas de integração da advocacia mineira”, afirmou. A programação inclui ainda atividades recreativas, espaços de convivência e apresentações musicais.

A realização do JAM também impacta setores econômicos locais, com reflexos na hotelaria, transporte, alimentação e na contratação de serviços para montagem de estruturas. De acordo com Giuliano Almada, diretor primeiro secretário da CAAMG e coordenador-geral da competição, o sucesso do evento está ligado ao planejamento e à experiência oferecida desde a sua criação, em 2001. “Os jogos, desde 2001, se tornaram um espaço de integração, cooperação, networking e estímulo à promoção da saúde”, declarou.

As regras da competição seguem padrões oficiais com adaptações específicas. Cada delegação pôde inscrever até 80 pessoas, incluindo atletas e equipe de apoio. A alimentação é servida no próprio SESC Venda Nova, enquanto a hospedagem é distribuída entre a estrutura do SESC e hotéis da região.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por