Bolinhas pesadas: sorteio define caminhada do Cruzeiro em Libertadores com 17 campeões

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
19/12/2017 às 20:45.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:21
 (Conmebol/Divulgação)

(Conmebol/Divulgação)

O pentacampeonato da Copa do Brasil valeu ao Cruzeiro uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2018. Ao lado de outros sete vencedores da principal competição continental, o clube celeste será um dos cabeças de chave do sorteio marcado para esta quarta-feira (20), às 21h (de Brasília), na sede da Conmebol, no Paraguai.

Depois de resgatar o espírito copeiro no mata-mata nacional, a Raposa colocará toda sua tradição à prova diante de outras camisas pesadas do futebol sul-americano.

Entenda o sorteio (clique para ampliar)

Considerando a chamada “Pré-Libertadores”, a próxima edição do torneio reunirá 17 dos 25 campeões, sendo que, dos 13 detentores de dois ou mais troféus, apenas São Paulo e Internacional estarão ausentes. Ao todo, são 47 títulos somados dos 58 possíveis (81%).

O Olimpia-PAR disputará a primeira preliminar. Se avançar, ganhará as companhias de Nacional-URU e Vasco da Gama na segunda eliminatória. Na fase de grupos, além dos oito cabeças de chave, estarão também Independiente-ARG, Estudiantes-ARG, Palmeiras, Colo-Colo-CHI, Racing-ARG e Flamengo.

Projeções

Com tantos clubes tradicionais na disputa, aumenta a probabilidade de o sorteio terminar com um ou mais “grupos da morte”.

Dois times compatriotas não podem cair na mesma chave, à exceção dos remanescentes das fases preliminares. Ainda assim, é matematicamente possível que sejam formados até três grupos compostos apenas por campeões.

Em uma simulação pessimista para a torcida celeste, o Cruzeiro poderia ter como adversários, por exemplo, Estudiantes ou Independiente (Pote 2), Colo-Colo (Pote 3), e Olimpia, Nacional ou Vasco (Pote 4).

A distribuição das bolinhas leva em conta o ranking da Conmebol e outras regras (o atual campeão entra necessariamente no Pote 1, e o vencedor da Copa Sul-Americana, no Pote 2, entre outras). 

Resta uma vaga em aberto, a ser definida ainda hoje no duelo chileno entre Unión Española e Universidad Concepción.

A fase de grupos será disputada entre 28 de fevereiro e 23 de maio, e a decisão do título – possivelmente em partida única – está prevista para 28 de novembro ou 1º de dezembro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por