Usain Bolt descartou nesta segunda-feira a possibilidade de testar novas provas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O velocista jamaicano, que já cogitou disputar corridas mais longas, reiterou que vai concentrar suas energias somente na busca pelo tricampeonato olímpico nos 100 e 200 metros e no revezamento 4x100 metros.

"Eu não quero tentar provas diferentes no Rio porque pretendo apenas defender meus títulos para mostrar ao mundo que é possível fazer tudo isso novamente", declarou o jamaicano, se referindo aos títulos dos 100, 200 e 4x100 metros, conquistados em Pequim/2008 e Londres/2012. "Este é o meu foco".

Após faturar o primeiro ouro olímpico, em 2008, Bolt chegou a competir em outras distâncias, como 300 e 400 metros, em eventos menores, com bom desempenho. Mas não chegou a investir em treino específico para competições maiores, como o Mundial e a Olimpíada. Desde então, Bolt vem desmentindo seguidos rumores sobre mudanças em seu programa de provas.

Recentemente, houve especulações de que o jamaicano faria uma mudança considerável em seus treinos, visando a prova do salto em distância. Esses rumores também foram desmentidos pelo jamaicano. "Quero apenas defendeu os meus títulos", reforçou o recordista mundial nos 100 e nos 200 metros.