
Na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, realizada nesta quarta-feira (13), Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain empataram em 1 a 1 e se deram bem. Ambas equipes garantiram a classificação no Grupo F, considerado por torcedores como o “grupo da morte”.
O confronto começou com o time alemão sendo o primeiro a balançar as redes, com o atacante Adeyemi. Com o resultado favorável ao Borussia, o PSG estava sendo eliminado e partiu para o ataque. Após perder chances claras, o time francês contou com uma pancada de fora da área do meia Zaire-Emery para empatar a partida e garantir a vaga.
O outro confronto do Grupo terminou com a vitória, de virada, do Milan sobre o Newcastle. Os ingleses abriram o placar com Joelinton e chegaram a estar, momentaneamente, na próxima fase da Champions League. No entanto, os Rossoneri conseguiram a vitória com Pulisic e Chukweze, e garantiram a classificação para a Liga Europa.
Confira como foi a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões
Grupo E
Atlético de Madrid 2 x 0 Lazio - Estádio Cívitas Metropolitano, Espanha
Celtic 2 x 1 Feyenoord - Celtic Park, Escócia
Antes mesmo da rodada se iniciar, Atlético de Madrid e Lazio já tinham a vaga para as eliminatórias da Liga dos Campeões garantidas. Mesmo assim, os espanhóis não tiraram o pé, venceram por 2 a 0, e terminaram na liderança do Grupo E. Os italianos, por sua vez, se classificaram em 2°. Os gols foram marcados por Griezmann e Samuel Lino.
Assim como o outro jogo do E, Celtic e Feyenoord duelaram apenas para cumprir tabela. O time escocês venceu o duelo por 2 a 1, mas não conseguiu a vaga para a Liga Europa, que estava nas mãos do rival.
Grupo G
Estrela Vermelha 2 x 3 Manchester City - Estádio Rajko Mitic, Sérvia
Red Bull Leipzig 2 x 1 Young Boys - Red Bull Arena, Alemanha
O Manchester City carimbou o favoritismo e manteve os 100% de aproveitamento na Liga ao bater o Estrela Vermelha, por 3 a 2. Mesmo com um time alternativo, os ingleses dominaram o jogo. Os gols foram marcados por Hamilton, Bobb e Kalvin Phillips. Para o time sérvio, Hwang In-Beom e Katai balançaram as redes.
Atuando em casa, o Red Bull Leipzig venceu o Young Boys pelo placar de 2 a 1. Classificado para o mata-mata, o time alemão fez uma boa partida e marcou os tentos com Sesko e Forsberg. Já para os suíços, Colley diminuiu o placar.
Com os resultados, o líder City avançou ao lado do Leipzig, segundo colocado. O Young Boys ficou com a classificação para a Liga Europa, enquanto o Estrela Vermelha ficou na lanterna.
Grupo H
Royal Antwerp 3 x 2 FC Barcelona - Bosuilstadion, Bélgica
FC Porto 5 x 3 Shakhtar Donetsk - Estádio do Dragão, Portugal
Classificado na liderança do Grupo H, o Barcelona sofreu sua segunda derrota na Liga dos Campeões deste ano. O time espanhol foi superado pelo Royal Antwerp, da Bélgica, que ainda não tinha pontuado na competição. Os belgas venceram por 3 a 2, com gols de Vermeeren, Janssen e Ilenikhena. Para o Barça, Ferran Torres e Guiu marcaram.
Emoção mesmo aconteceu em Portugal. O Porto venceu o Shakhtar Donetsk por 5 a 3 e garantiu a classificação para as eliminatórias. Os gols do time português foram marcados por Galeno (2), Taremi, Pepe e Conceição. Já para os ucranianos, Sikan, Eustáquio (contra) e Eguinaldo diminuíram o placar.
Potes definidos
Com os classificados definidos, a UEFA marcou para a próxima segunda-feira (18), às 8h (de Brasília), o sorteio dos confrontos das oitavas de final. A entidade dividiu as equipes em dois potes e os confrontos deverão acontecer entre fevereiro e março de 2024.
Confira os potes:
POTE 1
Arsenal
Atlético de Madrid
Barcelona
Bayern de Munique
Borussia Dortmund
Manchester City
Real Madrid
Real Sociedad
POTE 2:
Copenhagen
Inter de Milão
Lazio
Napoli
Porto
PSG
PSV
RB Leipzig
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais