O Botafogo de Ribeirão Preto se manteve vivo na luta por uma vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, neste sábado (29), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, ao vencer o Duque de Caxias, por 3 a 1. O resultado deixou o time paulista na terceira posição do Grupo A6, com 11 pontos. O time do Rio, com quatro pontos, está eliminado.

O Botafogo começou o jogo com tudo e antes do primeiro minuto, Francis abriu o placar. Ele ampliou aos cinco e Vitor Hugo marcou o terceiro aos 37 minutos do segundo tempo. O gol da equipe visitante foi marcado por Paulinho Guará.

Em Brasília, Gama e Crac empataram por 1 a 1, se mantendo nas primeiras posições da chave. O time candango é vice-líder, com 12 pontos, porém, com um jogo a mais: 7 a 6. O Crac é o líder com 14 pontos. A briga pelas duas vagas na segunda fase vão ser definidas nas duas próximas rodadas.

LAJEADENSE CLASSIFICADO - O Volta Redonda perdeu em casa para o Metropolitano-SC, por 1 a 0, e este resultado classificou, de forma antecipada, o Lajeadense-RS, líder do Grupo A8, com 13 pontos.

O São Caetano, vice-líder, com 12 pontos, está quase garantido. É que o Volta Redonda tem seis pontos e fará dois jogos, podendo, no máximo, chegar aos 12 pontos, enquanto o Metropolitano, com sete pontos, só disputará mais uma partida e, portanto, pode atingir os dez. O Foz do Iguaçu é o lanterna, com cinco pontos, já eliminado.

OUTROS JOGOS - A Caldense reassumiu a liderança do Grupo A5, com 13 pontos, ao vencer por 3 a 0 o Operário-MT, dentro da Arena Pantanal, em Cuiabá. O time do Mato Grosso, lanterna, com quatro pontos, está eliminado. De outro lado, o time mineiro está praticamente garantido na segunda fase.

O Aparecidense se manteve com chances ao vencer, por 2 a 0, em casa, ao Comercial-MS. O time goiano soma nove pontos, em terceiro lugar, atrás do Rio Branco-ES, vice-líder, com 11. As duas vagas vão ficar com dois destes times, que ainda farão mais dois jogos cada.

Confira os jogos desta 8.ª rodada da Série D:

Sábado
Botafogo-SP 3 x 1 Duque de Caxias-RJ
Gama-DF 1 x 1 Crac-GO
Operário-MT 0 x 3 Caldense-MG
Aparecidense-GO 2 x 0 Comercial-MS
Volta Redonda-RJ 0 x 1 Metropolitano-SC

Domingo
15h - Ypiranga-RS x Resende-RJ

16h - Inter de Lages-SC x Red Bull-SP
Colo Colo-BA x Coruripe-AL
Serra Talhada-PE x Campinense-PB
Treze-PB x Goianésia-GO
Estanciano-SE x Serrano-BA
Foz do Iguaçu-PR x São Caetano-SP
Guarani-CE x Ríver-PI

17h - Santos-AP x Imperatriz-MA
Náutico-RR x Vilhena-RO

21h - Nacional-AM x Rio Branco-AC