Brady e Manning fazem 17º duelo em disputa histórica

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
24/01/2016 às 10:19.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:08

Chegou o dia de conhecer os dois times que vão disputar o histórico Super Bowl 50, no dia 7 de fevereiro, no Levi’s Stadium (Califórnia). Mas, para os fãs do futebol americano, a data é ainda mais especial por marcar, possivelmente, o último confronto entre duas lendas do esporte: Tom Brady e Peyton Manning.

Como nos demais esportes norte-americanos, a NFL também é dividida em duas conferências: a AFC (Conferência Americana) e a NFC (Conferência Nacional). Por isso, as partidas de hoje, além da vaga na grande final, também valem o título das conferências.

O primeiro jogo, às 18h05 (de Brasília), vale o troféu da AFC para o Denver Broncos, de Manning, ou para o New England Patriots, de Brady. Rivais desde 2001, ano em que se enfrentaram pela primeira vez, os dois quarterbacks farão o 17º duelo desta que é uma das maiores rivalidades da história dos esportes.

Até agora, foram 11 vitórias de Brady, contra cinco de Manning. Desses 16 jogos, porém, quatro aconteceram nos “playoffs”, nos quais a disputa entre os dois é mais equilibrada: duas vitórias para cada. Nos 16 confrontos, Brady acumula 66,4% de acertos nos passes, 4.013 jardas, 13 interceptações e 31 touchdowns, o que lhe rende um rating de 96,5.

Manning, por sua vez, tem 62,4% de acerto nos passes, para 4.809 jardas, 22 interceptações e 33 touchdowns: 87,4 de rating. Apesar dos números, Manning vive o pior ano da carreira e tem se apoiado na forte defesa dos Broncos. No ataque, ele conta com as boas rotas de Emmanuel Sanders e as mãos firmes de Demaryius Thomas, os wide receivers.

Do outro lado, Brady faz grande temporada e tem excelentes alvos, como o wide receiver Julian Edelman e o tight end Rob Gronkowski, que, em apenas seis anos na Liga, já é considerado o melhor jogador da posição na história. Além disso, o time é liderado pelo técnico estrategista Bill Belichick.

Conferência nacional

Logo depois, às 21h40, é a vez de Carolina Panthers e Arizona Cardinals disputarem a taça de campeão da Conferência Nacional. O duelo válido pela final da NFC, servirá também para mostrar qual time é o mais equilibrado da NFL, já que ambos têm bons ataques e ótimas defesas.

Donos da melhor campanha da temporada regular, com 15 vitórias em 16 partidas, os Panthers serão liderados pelo jovem e “marrento” quarterback Cam Newton. Já os Cardinals apostam na experiência do quarterback Carson Palmer e do wide receiver Larry Fitzgerald.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por