
Neste domingo (29), a Seleção Brasileira de Futebol venceu o Honduras por 3 a 0 e garantiu a classificação para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, contra o México. O confronto entre estas seleções já aconteceu em outras duas semifinais do torneio, e nas duas o Brasil saiu vencedor.
A primeira foi no Pan de 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Brasil e México se enfrentaram na semifinal, e a Amarelinha saiu vencedora por 1 a 0. Na final, os brasileiros enfrentaram o Chile e venceram por 2 a 0, conquistando a medalha de ouro do torneio.
Depois disso, as seleções se enfrentaram em 2003, no Pan, em Santo Domingo, na República Dominicana. Nessa ocasião, a Seleção Canarinho goleou os mexicanos por 5 a 0. Ao contrário de 87, na final o Brasil foi derrotado para a Argentina por 1 a 0 e ficou com a medalha de Prata.
Nesta edição, o Brasil tem a melhor campanha do torneio, com 100% de aproveitamento, seis gols marcados e nenhum sofrido, enquanto o México terminou na segunda colocação do Grupo A, com uma vitória, um empate e uma derrota.
A partida que encaminhará o segundo finalista acontece nesta quarta-feira (1), às 20h, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. No mesmo dia, o Chile (país-sede) enfrenta os Estados Unidos, às 17h, no Estádio Elias Figueroa, pela outra semifinal do torneio.
*Estagiário sob supervisão Paulo Duarte
Leia mais