Brasil fatura dois bronzes no Grand Slam de Judô em Paris

Estadão Conteúdo
06/02/2016 às 18:01.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:20

Paris - Os judocas do Brasil conquistaram neste sábado duas medalhas de bronze no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Paris, uma das principais competições do circuito mundial. Sarah Menezes e Rafaela Silva, que tentam se recuperar da fraca temporada que tiveram em 2015, se destacaram com os dois pódios obtidos pelo time brasileiro na capital francesa.

Sarah, da categoria até 48kg, vem exibindo forte reação no circuito. Com o resultado deste sábado, acumula seu segundo pódio consecutivo. No anterior, foi medalha de ouro no Grand Prix de Havana, em Cuba. Atual oitava colocada no ranking mundial, ela deve subir na lista, que será um dos critérios de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio.

Para alcançar o bronze neste fim de semana, Sarah derrotou a moldava Tatiana Osoiano e a francesa Melanie Clement. No entanto, perdeu da belga Charline Van Snick e precisou passar pela repescagem, quando ganhou da cubana Dayaris Mestre. Na disputa que valia a medalha, a brasileira surpreendeu ao vencer
pela primeira vez a japonesa Haruna Asami, bicampeã mundial. Sarah acumulava seis derrotas seguidas para a rival oriental. "Obrigada pela torcida. Estou muito feliz com meu desempenho e venho agradecer a todos que estão sempre comigo juntos nessa jornada", comemorou Sarah Menezes nas redes sociais.

Rafaela Silva, da categoria até 57kg, superou a norte-americana Hana Carmichael, a húngara Hedvig Karakas e a canadense Catherine Beauchemin-Pinard. Na semifinal, porém, foi derrotada por Sumiya Drojsuren, da Mongólia, e ficou de fora da briga pela medalha de ouro. Pelo bronze, ganhou da polonesa Arleta Podolek por ter menos punições.

Sarah e Rafaela não foram as únicas judocas do Brasil a entrar no tatame de Paris neste sábado. Felipe Kitadai (até 60kg) e Alex Pombo (até 73kg) foram eliminados na segunda rodada e não entraram na disputa por medalhas. O Brasil poderá faturar mais pódios neste domingo, no segundo e último dia de disputas em Paris. Oito judocas do País vão entrar na disputa: Mayra Aguiar (até 78kg), Rochele Nunes (acima de 78kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 78kg), Victor Penalber (até 81kg), Eduardo Bettoni (até 90kg), Luciano Corrêa (até 100kg), David Moura (acima de 100kg) e Rafael Silva (acima de 100kg).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por